Topo

Diretora diz que torce por plateia 'bagaceira' em musical de Silvio Santos

O elenco do musical "Silvio Santos Vem Aí" - Kassius Trindade/Divulgação
O elenco do musical 'Silvio Santos Vem Aí' Imagem: Kassius Trindade/Divulgação

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

11/03/2020 04h00

Quando o público entra, é recebido com um pacote de lanches, além de clássicos pompons em suas cadeiras. Do palco, uma versão jovem do animador Roque, aqui interpretado pelo ator Roquildes Júnior, pede que os espectadores tomem seus lugares e ensina como o público deve reagir aos sinais dados por suas placas. Enquanto isso, todos esperam a chegada de Silvio Santos. Quando os versos "lá, lá, lá, lá" começam, a plateia acompanha com os pompons.

Tudo foi pensado para remeter em detalhes a experiência do clássico auditório do dono do SBT, mas é na verdade a experiência do musical "Silvio Santos Vem Aí", que narra uma parte da trajetória do apresentador e estreia nesta sexta-feira no teatro Rooftop 033, na Vila Olímpia, zona sul de São Paulo.

A diretora do espetáculo, Fernanda Chamma, espera que esse clima envolva a plateia, como se estivessem, de fato, participando do famoso programa.

"Inclusive, o meu sonho, até o final a temporada, é que quando a gente ligar o microfone, quero que a plateia levante e participe. Já pensou que delícia? Por enquanto acho que vão estar meio travados, mas se tiver uma plateia bagaceira...Se as vans se animarem, vai ter um povo! Já pensou elas [gritando]: 'Gilliard!'. Ia ser maravilhoso!", brinca ela, que divide a direção do espetáculo com Marilia Toledo.

A ideia é aproximar tanto, que musical também trará participações especiais de figuras reais, que serão anunciadas nas redes sociais da produção.

"A gente vai ter, durante a temporada, participações. Amanhã o Ivo Hollanda vai estar aqui, domingo a Mara Maravilha vai participar, e assim vai. Como é um tributo para o 'patrão', todo mundo quer participar, é uma grande festa. Eu vou ter que enfiar a Mara no quadro, o maestro vai arrancar os cabelos, ela entrará no espetáculo. Quero um monte de gente", enfatiza a diretora. Hoje, o espetáculo será encenado para convidados.

Fernanda também diz que o público que está comprando ingressos até o momento é praticamente aquele que assiste ao "Programa Silvio Santos".

"O nosso público será em sua maioria, nessa temporada, de caravanas. Esse lugar, durante o espetáculo, literalmente, irá virar um auditório do SBT".

Enredo

Velson D'Souza vive Silvio Santos em musical - Adriano Doria/Divulgação - Adriano Doria/Divulgação
Velson D'Souza vive Silvio Santos em musical
Imagem: Adriano Doria/Divulgação
A história de "Silvio Santos Vem Aí" se volta para um período específico da vida do "patrão". O dramaturgo Emílo Boechat que assina o texto, focou a história para o período em que Silvio ficou fora do ar durante quatro semanas. O espetáculo envolve os delírios que Silvio teria tido enquanto anestesiado para a cirurgia.

"Isso permitiu que a gente fizesse uma loucura no texto: misturar personagens, quadros, com a vida dele", conta o autor.

Silvio é interpretado pelo ator Velson D'Souza no espetáculo, enquanto sua mulher, Íris Abravanel, é vivida por Bianca Rinaldi. Também estão no elenco Diego Montez, Léo Rommano, Vinícius Loyola, Giselle Lima, Daniela Cury, Hellen de Castro, Adriano Tunes, entre outros.