Topo

Atriz diz que pandemia é castigo por chineses comerem animais; China rebate

Yolanda (Carmen Salinas) é expulsa de casa (Reprodução: SBT) - Reprodução / Internet
Yolanda (Carmen Salinas) é expulsa de casa (Reprodução: SBT) Imagem: Reprodução / Internet

Do UOL, em São Paulo

24/03/2020 16h49

A atriz e e deputada federal mexicana Carmen Salinas, de 86 anos, provocou uma crise diplomática ao afirmar que a pandemia de coronavírus teria sido um "castigo" pelo fato de chineses comerem carne de gato e cachorro. A Embaixada da China no México não gostou da declaração e, imediatamente, exigiu um pedido de desculpas.

Tudo começou quando dona Carmelita, que ficou conhecida no Brasil ao interpretar as personagens Agripina Pérez, em "Maria do Bairro", e dona Filó, em "Maria Mercedes", lamentou a doença que tem afetado milhares de pessoas em vários países do mundo.

"Como vou zombar de uma doença tão horrível? É o que está acontecendo com os chineses por comerem cachorros e gatinhos. É por isso que deu a eles essa doença. Deus nos castigou", disse ela.

Em comunicado, reproduzido pelo site "TV Notas", a Embaixada da China no México repudiou a declaração da atriz veterana, e a chamou de ignorante.

"A origem do novo coronavírus ainda não foi identificada. O discurso extremo da Sra. Carmen Salinas revela falta de conhecimento básico e ignorância. O termo racista 'chinito', que surgiu no século XIX, foi abandonado pela história e voltou a ser mencionado no século XXI no âmbito de uma sociedade aberta, plural e globalizada. Esta é uma provocação descarada para o povo chinês e os chineses que vivem no exterior e também reflete a falta de valores para com a humanidade.

Como uma figura pública, as palavras infundadas da Sra. Carmen Salinas confundem o público, difamam a China e dilacera a amizade entre os povos chinês e mexicano. Nós nos opomos fortemente aos seus comentários, pedimos que você altere seu erro e ofereça um pedido público de desculpas", diz trecho do documento.