Topo

Irmã de Marcela diz que público cancela participante de 'forma cruel'

Marcela do "BBB 20" e a irmã Mariane - Reprodução/Instagram
Marcela do "BBB 20" e a irmã Mariane Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

29/03/2020 04h00

Marcela conquistou milhares de pessoas nas primeiras semanas do "BBB 20" e logo foi considerada a "Fada Sensata" da edição. A entrada de Daniel e o envolvimento dos dois, no entanto, irritou muita gente que logo pegou "ranço" do casalzinho.

"Acho a trajetória da Marcela no 'BBB' muito bonita. No início do programa, ela ficou numa situação muito difícil e soube se impor. Ela fez o que poucas pessoas conseguiriam fazer. Foi corajosa, se colocou em risco e fez o que era certo. Mesmo sabendo que poderia ser desacreditada", relembra a irmã dela, Mariane Mc Gowan, sobre o episódio em que Hadson sugeriu que Lucas seduzisse Mari Gonzales para que ela, por ser casada, se queimasse com o público.

Foi Marcela que contou para as sisters a ideia dos homens da casa, o que causou revolta e fez com que elas tirassem satisfação com eles.

Mas, com a entrada de Daniel na casa, que logo se aproximou de Marcela ao receber informações do público direto da Casa de Vidro, rapidamente o jogo virou e a sister foi considerada a "vilã" por passar pano para todos os deslizes que Daniel cometeu no jogo.

"Eu me assusto com a volatilidade da opinião das pessoas, a cada semana enaltecem um participante, mas para isso cancelam outro. E fazem isso de uma forma cruel. Para mim, a mensagem que fica é que as pessoas ainda acreditam em seres perfeitos e isso é muito complicado. Não existe ninguém perfeito, ninguém que não erre e não acerte", opinou Mariane.

Ginecologista, especialista em sexualidade, Marcela, segundo a irmã sempre esteve em constante evolução como ativista das causa LGBTQI e feminismo.

"Acho que o bom da vida é isso, você poder aprender e evoluir. Marcela sempre diz que está em eterno aprendizado. Ela sempre esteve ligada a temas femininos. E conforme você vai se aprofundando, vai se interessando mais. É importante dizer que toda mulher é feminista, mesmo que não saiba que seja. Há ainda uma cultura machista enraizada, mas todas nós somos feministas".

Mariane acredita que as pessoas gostavam tanto da Marcela no jogo que ficaram em dúvida se o Daniel estava se aproveitando da situação ao se aproximar dela. "E isso gerou essa onda de rejeição. Existe sim uma escala de erros e não podemos justificar um pelo outro", avalia.

Marcela conversa com Daniel no BBB 20 - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Marcela conversa com Daniel no BBB 20
Imagem: Reprodução/Globoplay

Os comentários machistas de outros participantes do início da edição, na opinião dela, não podem ser comparados com erros e desatenções do Daniel que resultaram em perdas de estalecas.

"Nunca o Daniel falou 'vou errar para perder estalecas e deixar todo mundo no perrengue, na xepa'. Mas outros participantes armaram estratégias para desacreditar as mulheres a partir de suas atitudes", conta.

Antes de entrar no "BBB", Marcela terminou um namoro. Ela também foi casada por dois anos com um empresário, num relacionamento que durou dez anos ao todo. Mariane se equiva de tentar prever o futuro de Marcela com Daniel, fora da casa.

"Não consigo opinar nem pelos meus relacionamentos, quem dirá pelos da minha irmã. Até pouco tempo eu era casada e nunca me imaginei em outro estado civil".

Irmã se esquiva de polêmicas

Durante uma conversa após a eliminação de Daniel, Marcela, Thelma e Gizelly brincaram ao comentar que Babu e Prior podiam achar que as advertências que elas tomaram da produção seriam por elas estarem falando sobre os dois.

A ginecologista então sugeriu um lugar para enterrar o corpo de Babu na casa. "Estou zoando, porque eles devem achar que a gente fala isso", continuou Marcela.

Thelma concordou e entrou no jogo. "Aquelas, né, eu acho que asfixia era mais fácil. Mete a almofada na cabeça durante a noite...".

A conversa repercutiu muito mal com o público e logo os fãs de Babu pediram respeito no Twitter.

"Foi uma brincadeira, elas não imaginavam a repercussão que poderia tomar. Ainda mais quando as falas são colocadas fora de contexto, editadas", opina a irmã da médica, que não respondeu quando questionada sobre os comentários feitos por Marcela contra a então presidente Dilma Rousseff, em 2013. Na época, Marcela disse que o sonho dela seria que Dilma Rousseff passasse mal em seu plantão e se perguntou por que Dilma não teria um fã como o que assassinou John Lennon.

Ainda assim, a verdade e autenticidade são características apontadas pela irmã para Marcela ser merecedora de ganhar o "BBB".

"Dá para ver que ela não entrou com um script para o programa. Ela fala o que pensa, erra e acerta. Mas é sem dúvidas um ser humano de luz. Eu admiro muito a minha irmã e o que ela mostrou durante o jogo".