PUBLICIDADE
Topo

'BBB 20': Por que a enquete do UOL errou resultado da eliminação de Prior?

Felipe Prior e Manu Gavassi se enfrentam no paredão - Reprodução/Montagem UOL
Felipe Prior e Manu Gavassi se enfrentam no paredão Imagem: Reprodução/Montagem UOL

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

01/04/2020 13h11

A votação histórica no paredão de ontem no "BBB 20" levou à eliminação de Felipe Prior, com 56,73% dos mais de 1,5 bilhão de votos registrados pela Globo. Sua rival na berlinda, Manu Gavassi, obteve 42,51%.

Foi um resultado bem diferente do registrado pela enquete do UOL, na qual a cantora teve 50,57% de rejeição dos internautas, enquanto Prior obteve 46,21%.

A enquete do UOL, que não tem valor de amostragem científica e também não interfere no andamento do programa, já é tradição —tanto que até Manu já falou sobre ela dentro da casa.

Mas esta foi a primeira vez, neste "BBB 20", que o público do UOL não concordou com uma eliminação no programa. Do primeiro paredão, que tirou Lucas Chumbo (lembra dele?), até o nono, que resultou na saída de Daniel, a votação não-oficial sempre coincidiu com os eliminados da casa. Então por que, agora, isto não aconteceu?

Até as formas de votação são similares: tanto para votar na enquete do UOL quanto no site oficial do "BBB", é necessário fazer um cadastro (que pode inclusive ser feito a partir de contas no Facebook ou no Google) e confirmar o voto por meio do "captcha", um sistema que impede o uso de processos de automação no voto. Mas há outras diferenças importantes.

Para começar: a enquete mede exclusivamente a preferência dos leitores do UOL. Pode acontecer de os favoritos dos leitores não serem, necessariamente, os mesmos do público que vota no site oficial do "BBB".

No UOL, a votação do paredão entre Prior, Manu e Mari registrou 2.187.889 votos —bem menos do que o 1,5 bilhão de votos recebidos pela Globo, o que pode mostrar que as torcidas dos participantes se concentraram na votação oficial.

Para efeitos de comparação, a enquete mais votada até agora foi a do paredão entre Pyong Lee e Guilherme, com mais de 2,4 milhões de votos contabilizados no UOL. A votação oficial da Globo, por outro lado, obteve 416 milhões de votos.

E temos que lembrar que a disputa entre Manu e Prior teve vários famosos como puxadores de votos, o que pode ter gerado ainda mais engajamento na votação da Globo. Bruna Marquezine fez campanha (e até mutirão!) pela permanência de Manu, sua amiga, e foi acompanhada por nomes como Giovanna Ewbank, Larissa Manoela e Marina Ruy Barbosa, enquanto Prior conquistou a torcida de boleiros como Neymar e Gabigol e até de Eduardo Bolsonaro.

Todos esses fatores podem ter influenciado na diferença dos resultados. Agora, resta saber como serão os próximos, já que até temos quase mais um mês de "BBB" pela frente.

Especial BBB20