Topo

OPINIÃO

Chico Barney: 'Quem fala com o povão precisa ter mais responsabilidade'

Do UOL, em São Paulo

02/04/2020 04h00

Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendem o isolamento da população no combate à pandemia do novo coronavírus, há programas populares de TV que adotaram nos últimos dias um discurso mais próximo ao do presidente Jair Bolsonaro.

Durante o podcast UOL Vê TV #21, Flávio Ricco e Chico Barney criticam a postura adotada por apresentadores como Ratinho e Sikêra Jr, além de donos de emissoras, como Marcelo de Carvalho, da Rede TV.

"Meu destaque negativo vai para aqueles que, na esteira dos conselhos presidenciais, ficam criticando as medidas que estão sendo tomadas, as medidas médicas que estão sendo tomadas em termos de confinamento, de cuidados em relação ao coronavírus, incluem-se aí algumas pessoas da televisão, o que é lamentável. Ratinho e Marcelo de Carvalho", afirma Ricco (disponível no vídeo acima a partir de 38:12).

"É fundamental, principalmente quem fala com o povão, ter mais responsabilidade para não levar essas pessoas para a morte. É disso que a gente está falando, infelizmente. Então Ratinho, Sikêra Jr, donos de emissoras aí precisam ter o mínimo de bom senso, fazer o trabalho com responsabilidade, assim como o jornalismo está fazendo", concorda Chico.

Mauricio Stycer também cita o fato de as emissoras de TV aberta serem de concessão pública para cobrar responsabilidade em relação ao discurso adotado pelos programas.

"Sempre lembrando que TV aberta, embora seja um empreendimento comercial que visa lucro, é uma concessão pública, é uma coisa única que é o regime de televisão, que implica uma série de responsabilidades pelo fato de ser uma concessão pública", afirma Stycer.

O UOL Vê TV é uma mesa-redonda com os assuntos mais quentes da televisão na semana. É apresentada por Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer, colunistas do UOL, e por Débora Miranda, editora de TV e Famosos. Vai ao ar semanalmente e discute as produções televisivas, com análises e informações de bastidores.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.