Topo

Caco Ciocler cria ação contra coronavírus: ‘empresas que salvarão o Brasil’

Caco Ciocler como Edgar em "Segundo Sol" - Raquel Cunha/Globo
Caco Ciocler como Edgar em 'Segundo Sol' Imagem: Raquel Cunha/Globo

Colaboração para o UOL

07/04/2020 07h42

Convidado do Papo de Segunda de ontem, na GNT, o ator e diretor Caco Ciocler falou sobre a campanha que criou para ajudar na crise da pandemia do coronavírus, a Lista Fortes Brasil, que será lançada oficialmente nesta quinta-feira.

De sua casa em São Paulo, já que o programa ao vivo foi realizado através de videoconferência, com cada apresentador isolado em seu lar, Caco comentou a iniciativa onde empresas poderão doar 1% dos lucros: "É uma lista de empresas que vão salvar o Brasil e que vamos usar de referência quando essa maluquice [do coronavírus] acabar. Porque no futuro vamos estudar isso na escola, assim como estudamos as Guerras Mundiais".

"Como sabemos, todos os eventos históricos têm os seus heróis. Então, essas empresas serão os 'fortes' desse país que serão lembrados para sempre. É a lista dos heróis que realmente colocaram a mão no bolso e vão destinar 1% do seu lucro líquido para a campanha", explica o global.

"É fundamental que os empresariados entendam que pelo menos 1% do lucro vem do trabalho de seus empregados, mesmo que assalariados, e do bolso do consumidor. Então, é natural que em um momento de desespero, 1% desse lucro volte para salvar as pessoas. E até agora ninguém fez isso", disse.

No final de março, Caco criou através de seu Instagram, a campanha Lista Fortes, inspirada na lista da revista Forbes, que enumera as maiores fortunas do planeta. O ator ficou indignado com comentários de alguns empresários brasileiros que se mostravam mais preocupados com a economia do país e iam contra o distanciamento social. Sendo assim, os intimou a fazer doações para construções de hospitais, aquisições de respiradores e máscaras, ou envios de cestas básicas para quem necessita.

Ver essa foto no Instagram

Lista FORTES

Uma publicação compartilhada por Caco Ciocler (@cacociocler) em

"Eu tentei registrar o nome Lista Fortes, mas alguém foi mais rápido e pegou todos os domínios com o nome. Então, acabou virando Lista Fortes Brasil", contou ele que reuniu vários famosos para a campanha. "Juntei um time inacreditável que eu poderia ficar horas falando: Gilberto Gil, Marília Gabriela, Rodrigo Santoro, Alice Braga, Alexandre Nero, atletas olímpicos, campeões mundiais, pensadores, uma galera fortíssima".

Caco continua: "O Guel Arraes e o Jorge Furtado fizeram o roteiro da campanha. O Amir [Admoni] fez a animação. Gilberto Gil cedeu a música e a dona Nathália Timberg, aos seus 93 anos, fez a locução que foi gravada pelo celular. Foi a primeira vez que ela fez isso, de pegar um smartphone e gravar a própria voz".

"Esses nomes, essa turma de influenciadores, irão fazer um barulho na quinta, no lançamento, para que todo mundo saiba da existência da campanha. E, cada empresa que entrar na lista, seja grande, média ou micro, será divulgada para que o Brasil todo saiba quem são esses 'fortes'", finaliza.

O Papo de Segunda é exibido às segundas-feiras, às 22h30, no canal GNT.