Topo

No aniversário de Gugu, projeto organiza acervo da história do apresentador

Imagem do último programa apresentado por Gugu - Reprodução/TV Record
Imagem do último programa apresentado por Gugu Imagem: Reprodução/TV Record

Do UOL, em São Paulo

08/04/2020 18h25

Na semana em que Gugu Liberato completaria 61 anos, o projeto Memória Gugu Liberato se dispôs a organizar todo o acervo dos objetos que marcaram a carreira do apresentador: desde figurinos até cartões de amigos como Silvio Santos.

Iniciativa dos filhos e familiares de Gugu, o projeto pretende criar uma mostra e, num futuro próximo, oferecê-la gratuitamente para faculdades de jornalismo — em especial a Cásper Líbero, onde ele se formou.

Acervo Gugu 1 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Os objetos foram organizados com a ajuda profissional da empresa "Vida em Ordem". O acervo conta com figurinos dos programas e projetos especiais, produtos licenciados, discos de ouro, 11 estatuetas do Troféu Imprensa, Troféu Internet e até o Grande Prêmio da TV Mundial, conferido pela japonesa NTV aos programas Corrida Maluca e Passa ou Repassa.Também há objetos pessoais, como cartões recebidos de amigos como Silvio Santos, fotos do dia em que Gugu recebeu Julio Iglesias em sua casa e quadros feitos com rolhas pelo próprio apresentador.

A ideia é ilustrar a trajetória profissional de Gugu, que escreveu um capítulo importante da televisão brasileira e inventou a "guerra de audiência" — o hábito de fazer um programa acompanhando em tempo real o Ibope, hoje adotado por diversas emissoras.

Acervo Gugu 3 - Divulgação - Divulgação
O acervo conta com objetos pessoais e profissionals do apresentador
Imagem: Divulgação