Topo

OPINIÃO

Débora: "Lives podem ser uma boa para movimentar o universo da música"

Do UOL, em São Paulo

09/04/2020 11h00

A dupla sertaneja Jorge e Mateus fez uma live com 4 horas de duração e conseguiu atingir 3 milhões de visualizações simultâneas no último fim de semana, como um incentivo para que as pessoas continuem em casa durante o isolamento social no combate à pandemia do novo coronavírus.

Embora tenham apresentado uma estrutura de show, os artistas não foram os primeiros e fazem parte de um grande grupo de artistas pelo Brasil e pelo mundo que estão se utilizando das lives como alternativas já que não podem se apresentar para o público em casas de shows ou arenas no momento, assunto que é abordado no podcast UOL Vê TV #22.

Editora de TV e Famosos do UOL, Débora Miranda acredita que o uso de lives poderá ser uma boa oportunidade para os artistas mesmo depois de passada a pandemia da covid-19. Ela também elogia um acordo feito pela dupla Jorge e Mateus que permitiu a exibição da live na TV.

"Eu adorei a live do Jorge e Mateus, eu assisti. Eu acho que foi muito legal esse negócio de eles terem feito de também passar pela TV. Não é todo mundo que ainda consegue parear telefone com a TV, que sabe usar a tecnologia desse jeito. Então acho que facilitou muito poder assistir direto pela TV, acho que foi uma parceria bem bacana", afirma Débora (disponível no vídeo acima a partir de 2:18).

"As lives estão cada vez mais elaboradas. No início da quarentena, começou como um negócio bem caseiro mesmo, bem improvisado, cada um fazendo na sua casa e tal. E agora já virou super produção, com luz, com muitos patrocínios, que eu não sei exatamente, aí precisava alguém do universo da música para dizer, mas que de repente pode ser também uma coisa boa para movimentar o universo da música nesse momento em que os shows estão parados, em que as equipes estão paradas, em que as pessoas não estão conseguindo também trabalhar nesse setor", completa a jornalista.

Apesar dos elogios, ela faz ressalvas em relação à segurança das pessoas envolvidas, crítica que foi feita no caso do show da dupla sertaneja, que teve o registro de uma equipe numerosa nos bastidores.

"Surgiram algumas fotos de que os bastidores dessa gravação do Jorge e Mateus estavam com muitas pessoas, então, equipes muito grandes trabalhando para fazer essas grandes lives, isso é uma coisa que precisa de um controle, porque a segurança de cada um é mais importante do que fazer super produção nesse momento. Então é importante os artistas estarem atentos a isso, reunir poucas pessoas, com segurança e tudo mais, mas acho que é uma iniciativa bem legal e que pode ajudar bastante nesse período", finaliza.

O UOL Vê TV é uma mesa-redonda com os assuntos mais quentes da televisão na semana. É apresentada por Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer, colunistas do UOL, e por Débora Miranda, editora de TV e Famosos. Vai ao ar semanalmente e discute as produções televisivas, com análises e informações de bastidores.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.