Topo

Por que a música do plantão da Globo ainda causa angústia no brasileiro?

Plantão da Globo foi utilizado para anunciar a demissão de Luiz Henrique Mandetta - Reprodução/Globo
Plantão da Globo foi utilizado para anunciar a demissão de Luiz Henrique Mandetta Imagem: Reprodução/Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 13h21

Resumo da notícia

  • Psicólogo explica que ansiedade gerada pela vinheta tem a ver com experiências anteriores
  • Brasileiro recebeu muitas notícias importantes --mas nem sempre trágicas-- por meio do plantão da Globo
  • Música foi criada em 1991 e continua marcando ainda hoje a divulgação de notícias de última hora na emissora

Ontem, a demissão do ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, levou a Globo a colocar no ar seu plantão —com a música, que tradicionalmente causa apreensão nos brasileiros. Ao ouvir a vinheta, que sempre interrompe bruscamente a programação, as pessoas tendem a se encher de ansiedade e se preparar para a notícia de uma tragédia. Mas, afinal, por que é que a vinheta, que estreou na Globo em agosto de 1991, causa tanto pânico até hoje?

O psicanalista, mestre e doutor em psicologia pela USP (Universidade de São Paulo) Christian Dunker explica que existe um contexto histórico associado à música do plantão, e a compara com os alarmes que antecedem o início de uma peça de teatro.

"Você sente a iminência, a indeterminação, o 'agora vai começar'. Esse sinal representa uma espécie de angústia genérica. A gente não sabe o que vai vir, mas a fantasia ocupa aquilo com uma resposta", destaca.

E, naturalmente, a associação que o povo brasileiro faz com a vinheta do plantão da Globo é de más notícias. "As pessoas acham que notícia ruim é mais urgente do que notícia boa. Se uma pessoa morre, é urgente. Se alguém nasce, pode esperar até 20h30 para ver no 'Jornal Nacional'", afirmou João Nabuco, criador da música, em entrevista ao UOL em 2016.

Dunker completa: "É uma música que tem a força de evocar um tipo de memória mais subliminar, mais contextual. Isso é um efeito simbólico, é um símbolo cultural". Segundo ele, as pessoas, ao ouvirem a canção, tendem a reviver experiências anteriores e se lembram de outras notícias ruins que já receberam via plantão da Globo. "Daí a carga emocional que existe em uma música como essa."

O psicanalista ainda destaca que o sentimento de medo se potencializa em meio à pandemia de coronavírus, por se tratar de um momento em que existe um "medo latente, permanente e ambiente, em que alterações podem ser dramáticas".

Quase 30 anos no ar

Notícias importantes —e não apenas tragédias, como a maioria pode imaginar— foram dadas no plantão da Globo, mas a música existe desde 1991, ou seja, há quase 30 anos. A vinheta, criada originalmente por Hans Donner, foi atualizada até chegar à versão mais recente, sempre com a trilha criada por Nabuco.

O produtor musical relembra que tinha acabado de se formar em música para cinema e televisão na conceituada faculdade de Berklee, em Boston (EUA), quando retornou ao Brasil e tentou uma vaga de maestro arranjador na Globo. Recém-contratado, participou de um concurso para escolher a vinheta do plantão do jornalismo da emissora e venceu. "Foi totalmente criada por mim, toquei todos os instrumentos. Pensei nas trombetas, a partir daí criei no piano com a minha linguagem. Não imaginava que fosse ficar no ar este tempo todo", afirmou Nabuco.