Topo

Big Sister Brasil: como as mulheres dominaram o 'BBB' nos últimos 10 anos

Rafa, Manu e Thelma são finalistas do BBB20 (Reprodução/TVGlobo) - Reprodução / Internet
Rafa, Manu e Thelma são finalistas do BBB20 (Reprodução/TVGlobo) Imagem: Reprodução / Internet

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 13h15

A vigésima edição do "Big Brother Brasil" se encerra hoje com uma final 100% feminina, cenário desenhado desde as primeiras semanas do programa. O "BBB 20" chegou a completar o seu primeiro mês de exibição sem nenhuma mulher eliminada e todas as sisters, com exceção de Bianca Andrade, chegaram ao top 10 da temporada.

O ator Babu Santana foi o último homem a permanecer no jogo, depois de ficar cercado por nove mulheres nas últimas semanas na casa. Cada um dos outros homens na disputa foi eliminado, a maioria por condutas consideradas inapropriadas pelas meninas, como o infame "teste de fidelidade" que custou a permanência de nomes como Hadson e Lucas.

Rafa, Thelma e Manu disputam a preferência do público pelo R$ 1,5 milhão, mas esta não é a primeira vez que o "BBB" tem uma final completamente feminina. Na verdade, nos últimos 10 anos, as mulheres vêm dominando o programa e se tornando as grandes competidoras de cada temporada. Relembre.

Girl power na final

2020 marca a terceira vez na história do "BBB" que temos uma final totalmente feminina. A primeira vez que isso rolou foi lá em 2014 quando Angela Munhoz e Clara Aguilar foram derrotadas por Vanessa Mesquita. Em 2017, final 100% feminina de novo: a campeã, Emilly Araújo, dividiu o pódio com Vivian Amorim e Ieda Wobeto.

VIV - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Vivian, Emilly e Ieda: final totalmente feminina em 2017
Imagem: Reprodução/TV Globo

Ao longo de 20 edições, nunca tivemos uma final completamente masculina. Manu, Rafa ou Thelma se consagrarão como a décima mulher a vencer um "BBB", empatando assim, as estatísticas entre os gêneros no programa. Dessas dez campeãs, oito foram eleitas de 2010 até agora. Os números realmente parecem estar a favor das mulheres.

Mudança de pensamento

Era comum escutar dos espectadores, especialmente nas primeiras edições do reality, que mulheres jovens e bonitas não precisavam vencer o "BBB" porque teriam muitas oportunidades fora da casa: posariam nuas, ganhariam fama na televisão e rapidamente acumulariam dinheiro. A fórmula foi por água abaixo quando Maria Mellilo, tida como uma das musas do "BBB 11", se consagrou campeã.

Antes dela, Cida ("BBB 4') e Mara ("BBB 6") tinham sido as únicas vencedoras e contaram com o apoio do público em decorrência de suas histórias de superação e a dificuldade financeira que enfrentavam fora da casa.

A final de 2020 traz três mulheres jovens, duas delas já famosas, e que não necessariamente precisam do prêmio para mudar radicalmente de vida. Perfis que talvez não durassem no jogo nas primeiras temporadas. Por outro lado, alguns dos homens campeões do passado provavelmente não passariam pelo crivo do público atual, como Alemão ("BBB 7") que teve um romance controverso com duas mulheres ao mesmo tempo.

Influência do gênero

Afinal, ser homem ou mulher pesa na hora de competir no "Big Brother Brasil"? As estatísticas se dividem. 14 das 20 edições do programa tiveram uma mulher como primeira eliminada. Porém, já fazem cinco anos desde que um homem ganhou o "BBB" pela última vez: Cézar Lima, da 15ª temporada.

CEZ - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Cézar Lima foi o último homem a vencer o 'BBB' em 2015
Imagem: Reprodução/TV Globo

Nem sempre também o gênero pesa na aceitação do participante. Alguns dos campeões masculinos como Rafinha ("BBB 8") e Jean Wyllys ("BBB 5") ainda são muito queridos pelos fãs do programa, enquanto vencedoras controversas como Paula von Sperling ("BBB 19") dividem opiniões.

O que dá para saber é que o "BBB 20" foi marcado pela forte presença feminina desde as primeiras semanas e hoje, coroará sua rainha de direito. Quem vai vencer?

Quem merece vencer o BBB 20: Manu, Rafa ou Thelma?

Enquete encerrada

Total de 291871 votos
46,20%
Divulgação/TV Globo
33,78%
Divulgação/TV Globo
20,03%
Divulgação/TV Globo
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Valide seu voto