Topo

'BBB 20': Campeã, Thelma era a menos seguida no Instagram antes do reality

Milionária na vida real, Thelma agora se aproxima dos milhões de Rafa e Manu no Instagram - Artur Meninea/Globo
Milionária na vida real, Thelma agora se aproxima dos milhões de Rafa e Manu no Instagram Imagem: Artur Meninea/Globo

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

01/05/2020 04h00

Em uma edição marcada pela divisão da casa entre anônimos e famosos, o Instagram foi uma ferramenta importante para medir a popularidade de cada um que entrava e saía do "BBB 20". O número de seguidores era conferido nas entrevistas ao vivo da "Rede BBB" a cada participante que deixava o reality. E a disputa silenciosa muitas vezes seguia o mesmo ritmo dos conflitos.

Mas assim como a vitória de Thelma pode ter surpreendido aqueles que, no começo da edição histórica, lamentavam a falta de equilíbrio da popularidade aqui fora, o mesmo acontece com a variação dos números na rede social. O UOL conferiu quantos seguidores cada um dos 20 participantes do "BBB 20" tinham antes do confinamento, no dia da eliminação e dois dias após a final.

Campeã era a menos seguida

Thelma, a campeã da edição, era a menos seguida entre todos os brothers e sisters antes de entrar no reality. A médica paulistana tinha 1.132 seguidores no Instagram, contra os 1.296 de Victor Hugo e os 1.418 de Felipe Prior, que ficaram com o segundo e terceiro lugar no ranking de menos seguidos antes do "BBB".

Manu superou Bianca

Já Manu Gavassi, que antes de entrar no reality show era a segunda mais seguida na rede social, hoje ostenta o pódio. Ela entrou na casa mais vigiada do Brasil com 4,4 milhões de seguidores e saiu no dia 27 de abril com 13,2 milhões. Bianca Andrade, que já entrou com 8,2 milhões, saiu com 9,2 milhões em 25 de fevereiro e, dois dias após a final, tinha 11,5 milhões* contra os 13,9 milhões* de Manu. Claro que os 96 dias de exposição de Manu contra os 34 dias de Bianca pesam nessa conta.

Rafa é quem mais ganhou seguidores

Apesar do número total maior, Manu perde para Rafa Kalimann na soma de seguidores. As duas ficaram a mesma quantidade de dias no "BBB". Enquanto isso, Rafa ganhou 9,3 milhões de seguidores a mais, somando 12,3 milhões no dia da final, e Manu, 8,8 milhões, saindo com 13,2 milhões. Dois dias depois da final, Rafa já tinha ganhado 1 milhão de seguidores a mais que Manu. Do início do reality, em 21 de janeiro, até 29 de abril, Rafa somou 10,5 milhões de seguidores a mais em sua conta no Instagram e Manu, 9,5 milhões.

E os homens?

Os homens realmente ficaram em segundo plano. Com Manu (13,9 milhões*), Rafa (13,5 milhões*), Bianca (11,5 milhões*) e Mari (9,3 milhões*), as mulheres ocupam o top 4 das contas mais seguidas no Instagram e um homem só vai aparecer no quinto lugar. É Pyong Lee (8,9 milhões*), que, vale lembrar, ficou ao lado das meninas durante toda sua trajetória de dois meses na casa.

Prior liderou entre ex-anônimos

Depois do hipnólogo, vem Felipe Prior, que disputou com Manu e Mari o paredão mais votado da história do "BBB" no mundo, com 1,5 bilhão de votos. Foi parar até no "Guiness Book". Entre os anônimos, o arquiteto paulistano foi o que mais ganhou seguidores no Instagram até dois dias depois da final, somando 6,6* milhões na conta, que começou com 1.418 pessoas.

Milionários? Nem no Instagram

Hadson - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Terceiro eliminado, Hadson é o participante do 'BBB 20' menos seguido no Instagram
Imagem: Reprodução/Globo

Já Lucas Chumbo (624 mil seguidores*), Petrix Barbosa (495 mil seguidores*), Victor Hugo (485 mil seguidores*), Lucas Gallina (475 mil seguidores*) e Hadson (296 mil seguidores*) não saíram milionários nem nas redes sociais. Os brothers ocupam o final da lista com os 16º, 17º, 18º, 19º e 20º lugares.

Só Daniel (1,2 milhão*), Guilherme (2,1 milhões*), Babu (6,4 milhões*) e Felipe Prior (6,6 milhões*) romperam a barreira do milhão no Instagram. Pyong Lee (8,9 milhões*) tinha entrado na casa em janeiro com 2,3 milhões, hoje o número de seguidores de seu filho Jake, que nasceu durante o "BBB 20".

*Dados coletados em 29/4