Topo

De Tio Maneco a Seu Chalita: relembre papéis marcantes de Flávio Migliaccio

Flávio Migliaccio participou de dezenas de produções na Rede Globo                              - TV Globo/Divulgação
Flávio Migliaccio participou de dezenas de produções na Rede Globo Imagem: TV Globo/Divulgação

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

04/05/2020 16h21

Ao longo de mais de 60 anos de carreira, Flávio Migliaccio conseguiu se destacar no teatro, na televisão e no cinema. O ator, que foi encontrado morto hoje aos 85 anos, fez história com diversos personagens e pode inclusive ser visto atualmente na TV em um de seus últimos papéis como o Doutor Josias de "Êta Mundo Bom", reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo".

Relembre outros personagens marcantes de Flávio Migliaccio:

Tio Maneco de "As Aventuras do Tio Maneco"

Originado no filme de 1971 dirigido pelo próprio Migliaccio, o Tio Maneco é um aventureiro que embarca nas maiores confusões com seus três sobrinhos. No filme original, ele leva as crianças para o estado do Mato Grosso onde o avô deles estaria tendo contato com seres sobrenaturais.

O sucesso do personagem rendeu uma série, "As Aventuras do Tio Maneco" e outros três longas: "O Caçador de Fantasma" (1975), "Maneco, o Super Tio" (1980) e "Os Porralokinhas", lançado somente em 2007.

Xerife de "Shazan, Xerife e Cia"

O seriado exibido entre 1972 e 1974 trazia Migliaccio como Xerife e seu grande parceiro, Shazan, interpretado por Paulo José. A dupla de mecânicos atrapalhados viajava pelo Brasil a bordo de sua 'camicleta' (caminhão-bicicleta) procurando novos empregos e confusões.

Os personagens apareceram pela primeira vez na novela "O Primeiro Amor" de Walter Negrão e, com tanto sucesso, ganharam um seriado. Em 1998, Shazan e Xerife surgiram novamente em uma nova trama, "Era Uma Vez", também do mesmo autor.

Seu Jacques de "Senhora do Destino"

Na novela de 2004, Magliaccio se tornou uma espécie de representante dos aposentados interpretando o Seu Jacques. Ex-vendedor, o personagem reclamava que teve sua aposentadoria calculada errada e o pedido de revisão já tramitava há sete anos na justiça.

Apesar dos lamentos, Seu Jacques termina com um final feliz, após conhecer a irmã de Djenane (Elizângela), uma das inimigas da temida Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), e embarcar em um romance com ela.

Seu Chalita de "Tapas e Beijos"

O 'Rei de Beirute' no seriado exibido entre 2011 e 2015 fazia sucesso com o público. Seu Chalita era um viúvo libanês, dono de um restaurante em Copacabana, que só pensava em se casar novamente.

Ao final do seriado, Chalita finalmente encontra o amor nos braços de Lucilene (Natália Lage).

Mamede de "Órfãos da Terra"

Mamede Al Aud foi o último papel de Flávio Migliaccio na televisão, em 2019.

Na novela, o ator dava vida a um imigrante palestino que vivia em pé de guerra com seu vizinho judeu Bóris (Osmar Prado). Para piorar, ele descobria que seu neto, Ali (Mouhamed Harfouch) era apaixonado por Sara (Verônica Debom), neta de Bóris. Para impedir o romance, Mamede traz da Palestina a jovem Latifa (Luana Martau).