Topo

Flávio Migliaccio morreu sem receber indenização em ação que dura 20 anos

Ator Flávio Migliaccio recebe o Troféu Oscarito no 42º Festival de Cinema de Gramado  - Divulgação/Edison Vara/PressPhoto
Ator Flávio Migliaccio recebe o Troféu Oscarito no 42º Festival de Cinema de Gramado Imagem: Divulgação/Edison Vara/PressPhoto

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

08/05/2020 16h33

O ator Flávio Migliaccio morreu no início da semana, mas sem receber a indenização de um processo que movia há mais de 20 anos contra a TVE, do Rio. A informação foi confirmada pelo advogado da família Migliaccio, Sylvio Guerra, em contato com UOL.

"Não cabe nenhum recurso. O processo já não se discute mais mérito. O que está se discutindo agora é o valor da indenização, que está nas mãos do perito nomeado pela juíza", afirmou Guerra à reportagem, por telefone.

O motivo da ação movida pelo ator é em decorrência da destruição de fitas que continham mais de 400 capítulos da série "As Aventuras de Tio Maneco", exibido pela TVE entre os anos de 1981 e 1985.

A ação corre na 14ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A definição do valor da indenização será decidida agora por um perito escolhido pela juíza do processo.

"Estamos aguardando apenas o valor, tendo em vista que o processo já acabou faz tempo", disse Guerra.

Marcelo Migliaccio, filho de Flávio, será habilitado como o sucessor para receber a indenização.

Em 2007, a TVE passou a se chamar TV Brasil, do grupo EBC (Empresa Brasil de Comunicação). O UOL entrou em contato com a assessoria da EBC para falar sobre o processo, mas não obteve retorno até o momento.

Ator foi encontrado morto

Flávio Migliaccio foi encontrado morto da última segunda-feira em seu sítio em Rio Bonito, no Rio de Janeiro, aos 85 anos.

De acordo com o boletim de ocorrência, Flávio foi encontrado pelo caseiro. Junto com o corpo, foi encontrada uma carta escrita pelo ator.

Migliaccio ganhou notoriedade na década de 1970, interpretando o personagem Xerife na novela "O Primeiro Amor". Depois, a criação do ator retornou na série "Shazam, Xerife & Cia.", que ele estrelou ao lado de Paulo José.

Papéis subsequentes de Migliaccio ocorreram em novelas como "Pai Herói" (1979), "O Salvador da Pátria" (1989), "Rainha da Sucata" (1990), "A Próxima Vítima" (1995), "Torre de Babel" (1998), "Senhora do Destino" (2004), "América" (2005) e "Caminho das Índias" (2009).

Entre 2011 e 2015, o ator participou da série cômica "Tapas & Beijos" ao lado de Andréa Beltrão e Fernanda Torres. Atualmente, Migliaccio pode ser visto em cena em "Vale a Pena Ver de Novo" como o Dr. Josias da Conceição, na reprise da novela "Êta Mundo Bom" (2016).

Migliaccio também foi presença constante no cinema brasileiro, marcando títulos como "A Hora e Vez de Augusto Matraga" (1965), "Terra em Transe" (1967), "Aventuras com Tio Maneco" (1971), "Roberto Carlos a 300 Quilômetros Por Hora" (1971) e "Boleiros" (1998).

Em 2014, foi homenageado no Festival de Gramado com o prêmio honorário Troféu Oscarito.