Topo

Maitê Proença nega ter criticado Regina Duarte a jornal: 'Mal-entendido'

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

09/05/2020 15h55Atualizada em 10/05/2020 08h32

A atriz Maitê Proença negou hoje que tenha feito críticas diretas à secretária especial de Cultura, Regina Duarte, em entrevista recente ao jornal O Globo, chamado por ela apenas de "órgão de imprensa".

Em vídeo publicado no Instagram, Maitê afirma que tudo não passou de um mal-entendido e que seus comentários, na verdade, faziam referência à cultura de forma geral, não a Regina.

"Naquela ocasião, não houve recado [à Regina Duarte]. Falei da minha impressão sobre o quadro da cultura no país neste momento. Não acho que a repetição de temas polêmicos traga benefícios. O que precisava ser dito já foi dito. A gente precisa de paz neste país, não desses mecanismos rasteiros de repetição dos temais de forma vulgarizada", diz a atriz no vídeo.

Na legenda da publicação, Maitê ainda compartilhou a resposta que, segundo ela, foi dada ao Globo quando questionada sobre sua opinião quanto à conduta de Regina como secretária.

"A cultura está segurando a onda de todos nós. Imaginemos se não houvesse os filmes, a música, o teatro que temos oferecido online, a arte que os museus têm disponibilizado. Será que aguentaríamos? As pessoas estariam se drogando muito mais, estariam deprimidas e pensando em se matar. Ainda assim, todos nós que produzimos cultura estamos sem ganhos. Esta é a situação. Ainda não é possível fazer um balanço das atividades da secretária", escreveu Maitê.

Na entrevista publicada hoje no Globo —e feita, segundo Maitê, há cerca de duas semanas—, as aspas estão praticamente idênticas, exceto pelo final: depois de "todos nós que produzimos cultura estamos sem ganhos", está escrito "esta é a situação, secretária!", sugerindo que a atriz estivesse se dirigindo diretamente a Regina.

É por isso que no vídeo Maitê fala que "não houve recado com ponto de exclamação". "É hora de clareza e reflexão. Não quero ser usada para criar atrito desnecessário", reforçou a atriz na legenda.