Topo

Ex-The Voice Leandro Buenno revela ter HIV e critica 'falta de empatia'

O ex-The Voice Leandro Buenno  - Reprodução/ Instagram
O ex-The Voice Leandro Buenno Imagem: Reprodução/ Instagram

Rafael Godinho

Do UOL, no Rio

12/05/2020 04h00

Leandro Buenno, participante da edição de 2014 do "The Voice Brasil", revelou ter HIV, em uma live do influenciador digital João Vivas. Em entrevista exclusiva ao UOL, ele contou que o diagnóstico foi feito em 2017, e que, por conviver com amigos soropositivos, encarou a notícia com praticidade. "Já havia passado por algumas situações com pessoas próximas de mim. Eu era tão forte e sóbrio ao tratar esse assunto com eles que não consegui me colocar num lugar diferente quando a situação foi comigo mesmo."

Leandro, de 27 anos, é noivo do modelo Rodrigo Malafaia, 29 anos, que não possui o vírus. Ele afirma que acha importante falar sobre o assunto com naturalidade, mas não só entre os amigos e familiares. "Percebi a necessidade e a responsabilidade de levar isso além. Uma motivação muito grande foi também ver meu amigo e criador de conteúdo LGBTQI+ Lucas Raniel levantando essa discussão e levando informação não só à nossa comunidade, mas a todos que desconhecem e tratam o assunto com tanto estigma e preconceito", declara.

Leandro Buenno e Rodrigo Malafaia estão junto a um ano e meio - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Leandro Buenno e Rodrigo Malafaia estão junto a um ano e meio
Imagem: Reprodução/ Instagram
Em um relacionamento sério com Rodrigo há um ano e meio, o artista revelou ser soropositivo antes do primeiro contato sexual com o parceiro. "Foi tão natural que não lembro exatamente como foi e quando conversamos mais profundamente sobre o assunto. Contei das minhas experiências anteriores com pessoas soropositivas e disse que já entendia bastante sobre o assunto, que não era uma grande questão para mim", relembra Rodrigo.

Leandro afirma que a falta de informação sobre a doença alimenta o preconceito. "Há pessoas não sabem, por exemplo, a diferença entre HIV e Aids. E isso é realmente assustador", relata. A Aids é a doença vinculada à infecção pelo HIV, que ataca o sistema imunológico e afeta a capacidade de o organismo se defender. O tratamento para o controle do vírus é justamente para evitar que a Aids se manifeste.

Leandro participou da edição de 2014 do 'The Voice Brasil' - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Leandro participou da edição de 2014 do 'The Voice Brasil'
Imagem: Reprodução/ Instagram
Crítica ao presidente Jair Bolsonaro

O cantor afirma ser a favor de que os infectados falem abertamente sobre o HIV para acabar com os estigmas do vírus e reclama da forma como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se refere aos soropositivos. O político chegou a dizer que a pessoa com HIV é uma despesa para todo o Brasil.

"Como é triste ver a falta de empatia e a falta de consideração com que o nosso governo trata o assunto, tentando cada vez mais marginalizar e distanciar a população de um tema que sempre foi presente na sociedade", critica.

Leandro Buenno descobriu que é soropositivo há dois anos - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Leandro Buenno descobriu que é soropositivo há dois anos
Imagem: Reprodução/ Instagram
Busca por uma rotina mais saudável

No caso do Leandro, ele conta que procurou ter uma rotina mais saudável após descobrir que estava infectado. "Parei de fumar, faço exames e cuido da minha saúde de forma muito mais regular e rotineira."

Seguindo o tratamento, que é oferecido gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), Leandro consegue se manter indetectável, com a carga viral próximo de 0%. Ele toma dois comprimidos antes de dormir e teve a sorte de não sofrer nenhuma reação ao medicamento. "Eles [os medicamentos] nunca me trouxeram nenhum efeito colateral."

Leandro Buenno e Rodrigo Malafaia tiveram que adiar o casamento por conta do coronavírus - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Leandro Buenno e Rodrigo Malafaia tiveram que adiar o casamento por conta do coronavírus
Imagem: Reprodução/ Instagram
Casamento adiado

Por conta do isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, Leandro e Rodrigo adiaram o casamento, que estava marcado para o dia 20 de março deste ano. A festa para 250 convidados tinha um cunho social, que será mantido quando remarcarem a data.

"Nossa união vai reunir arrecadações para a instituição Casa Esperança, que cuida de pessoas com HIV em situação vulnerável. Pedimos a todos os nossos convidados que contribuam com 15 kg de alimento não perecível", conta Rodrigo.

Rotina na quarentena

"Nós temos levado o isolamento social bem a sério, afinal, é a única maneira de contribuir para que o final seja mais rápido e para impedir que o sistema de saúde entre em colapso. Como sempre trabalhamos bastante com redes sociais, intensificamos o ritmo de produção desse conteúdo", diz Rodrigo.

Capa do novo EP do ex-The Voice Leandro Buenno - Divulgação - Divulgação
Capa do novo EP do ex-The Voice Leandro Buenno
Imagem: Divulgação
"Eu tenho feito lives e produzindo o máximo de conteúdo musical para divulgação do meu novo trabalho e espero que logo consiga levar isso tudo para os palcos novamente", completa Leandro.

Novo EP de Leandro Buenno

Leandro acaba de lançar o seu novo EP, intitulado "Love, Leve, Fúria". "É o segundo disco da minha carreira, totalmente autoral e tem uma sonoridade com a qual sempre quis trabalhar. São três faixas que representam momentos muito distintos da minha vida e que, quando colocadas juntas, resultam numa cronologia. Estou muito feliz com o resultado e com a receptividade do público", comemora.

Uma das músicas novas é "Teu", escrita para pedir Rodrigo em casamento. "A ideia era lançar no dia do nosso casamento, que acabou tendo que ser adiado por conta da pandemia. O EP está disponível em todas as plataformas de música e, durante o isolamento, tenho trabalhado num novo álbum, que espero poder lançar ainda neste ano", conclui.