Topo

Nos 10 anos do Viva, 10 reprises que gostaríamos de ver na quarentena

Betty Faria e Francisco Cuoco na novela "Pecado Capital" - Acervo/Globo
Betty Faria e Francisco Cuoco na novela 'Pecado Capital' Imagem: Acervo/Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

18/05/2020 16h27

Hoje, no dia 18 de maio de 2020, o Canal Viva completa 10 anos de sua fundação. Há 10 anos, o público pode acompanhar novelas e programas antigos que marcaram época e que fazem a alegria dos nostálgicos até hoje. Mas tem muita coisa que o Viva ainda não reprisou que falta entrar em seu catálogo, e ainda mais em tempos de quarentena por conta do novo coronavírus, seria ótimo poder ligar a televisão e matar a saudade.

Eis uma lista de coisas que gostaríamos de ver no Viva neste isolamento:

"Pecado Capital"

Francisco Cuoco em cena de 'Pecado Capital' - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Francisco Cuoco em cena de 'Pecado Capital'
Imagem: Reprodução/Globo

Um clássico de Janete Clair, essa é considerada uma das novelas mais importantes da história da teledramaturgia brasileira e teve grande sucesso em sua exibição original. A história de como Carlão (Francisco Cuoco) encontrou uma mala cheia de dinheiro em seu carro mobilizou o Brasil e certamente faria a alergia de quem sente falta de uma boa história na televisão hoje.

"O Astro"

Francisco Cuoco em cena de 'O Astro' - Reprodução - Reprodução
Francisco Cuoco em cena de 'O Astro'
Imagem: Reprodução

Outro clássico de Janete Clair, "O Astro" parou o país com o mistério "Quem matou Salomão Hayala?". Hoje, talvez muitos já saibam que é o culpado, mas um novo público poderia descobrir a trama e se surpreender, e quem já conhece poderia rever uma série de personagens fascinantes, envolvidos em uma rede de intrigas.

"Guerra dos Sexos" (1ª versão)

Fernanda Montenegro e Paulo Autran em 'Guerra dos Sexos' - Reprodução - Reprodução
Fernanda Montenegro e Paulo Autran em 'Guerra dos Sexos'
Imagem: Reprodução

"Guerra dos Sexos" combinou as forças de Paulo Autran e Fernanda Montenegro em uma das novelas mais divertidas e inteligentes da história. Nesses tempos difíceis, certamente rir faria muito bem ao público, que poderia rever uma série de peripécias, além de gigantes da atuação colaborando juntos. "Guerra do Sexos" fez tanto sucesso, que ganhou um remake em 2013, mas a gente não fala sobre ele.

"América"

Cena da novela 'América' - Reprodução - Reprodução
Cena da novela 'América'
Imagem: Reprodução

"América" pode não ter exatamente caído nas graças dos críticos, mas é inegável que o folhetim de Gloria Perez se tornou uma dos maiores fenômenos de audiência dos anos 2000 e rende memes até hoje. Certamente, nós iríamos adorar revisitar as aventuras de Sol (Deborah Secco), que buscava entrar ilegalmente nos Estados Unidos e os duelos filosóficos de Tião (Murilo Benício) com o temível Boi Bandido.

"Paraíso Tropical"

Wagner Moura e Camila Pitanga em 'Paraíso Tropical' - Acervo/Globo - Acervo/Globo
Wagner Moura e Camila Pitanga em 'Paraíso Tropical'
Imagem: Acervo/Globo

"Eu tenho catiguria". Quem não lembra das frases de Bebel em "Paraíso Tropical", novela que empolgou o público com mistérios e conflitos que permearam a trama, que também foi o último folhetim de Wagner Moura. Com uma trama ágil e alguns momentos que entraram para a história da TV brasileira, vale muito a pena ver de novo, mas no Viva, que permitiria que a trama fosse exibida sem cortes — ela era bastante violenta.

"Mandala"

Vera Fischer e Felipe Camargo em 'Mandala' - Acervo/Globo - Acervo/Globo
Vera Fischer e Felipe Camargo em 'Mandala'
Imagem: Acervo/Globo

Uma novela polêmica, mas muito lembrada, Mandala foi um divisor na TV brasileira por seus muito temas polêmicos e alçou as atrizes Giulia Gam e Vera Fischer ao estrelato absoluto. É um produto bem diferente do que se vê na televisão brasileira hoje e por isso merece ser revisitado.

"Xou da Xuxa"

Imagens do 'Xou da Xuxa' - Acervo/Globo - Acervo/Globo
Imagens do 'Xou da Xuxa'
Imagem: Acervo/Globo

Sim, Xuxa hoje está Record. Mas sinceramente, já dá pra superar este fato, não é mesmo? O "Xou da Xuxa" é um ícone da televisão brasileira, que marcou a vida de muitas crianças, com sua apresentadora que todo dia descia da nave. Com certeza, os baixinhos de hoje iam adorar conhecer, e os que já estão altinhos iam adorar relembrar.

"Edições clássicas do BBB"

Diego Alemão e Íris Stefanelli no 'BBB 7' - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Diego Alemão e Íris Stefanelli no 'BBB 7'
Imagem: Reprodução/Globo

O "BBB 20" foi um estouro não foi? O Boninho até brincou que poderia ter outra edição do reality em setembro, não é? Pois bem, seria muito incrível matar as saudades se o Viva reprisasse antigas edições do reality, que marcaram época. Já pensou rever o triângulo amoroso entre Alemão, Fani Pacheco e Íris Stefanelli? Reviver os dias de Sabrina Sato no programa? Algo a se pensar.

"Você Decide"

Cena do programa 'Você Decide' - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Cena do programa 'Você Decide'
Imagem: Reprodução/Globo

O programa "Você Decide" tinha um formato inovador: contava histórias cujos desfechos eram decididos pelo público, por votações realizadas por telefone. É um estilo que precedeu coisas como "Bandersnatch", da Netflix, e ainda consegue provocar uma adrenalina até hoje.

"TV Colosso"

Cena do programa 'TV Colosso' - Acervo/Globo - Acervo/Globo
Cena do programa 'TV Colosso'
Imagem: Acervo/Globo

Programa infantil de grande sucesso, a TV Colosso formou uma geração de crianças que lembram até hoje de seus personagens carismáticos, que com certeza fariam muitas outras se divertirem hoje.