Topo

Paulo Rocha diz que menosprezou personagem em 'Fina Estampa'

Paulo Rocha como Guaracy em "Fina Estampa" - Globo/Estevam Avellar
Paulo Rocha como Guaracy em 'Fina Estampa' Imagem: Globo/Estevam Avellar

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

27/05/2020 04h00

Paulo Rocha está nas reprises de "Novo Mundo", Totalmente Demais" e "Fina Estampa". Sim, o ator conseguiu ser o campeão de aparições em reprises nesse período em que o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus.

Ele afirma que olha todos esses trabalhos com carinho, mas também de forma muito honesta —a começar por "Fina Estampa", na qual viveu Guaracy, personagem que marcou a estreia do ator português em solo nacional. Ele confessa que, durante um período, achou que o papel fez sucesso mais devido a sua aparência do que por seus méritos de atuação.

Acho que 'Fina Estampa' está me ensinando mais agora, que estou revendo o personagem. Eu menosprezei muito o Guaracy durante um tempo, achei que o sucesso que o personagem teve se devia mais a questões estéticas do que artísticas. Mas fiquei feliz de ver que estava sendo um pouco injusto —com o Guaracy e comigo também.

'Fina Estampa', de fato, ficou marcada por ressaltar os atributos físicos de seu elenco masculino. O que não significa também que os atores escalados para a novela não tenham talento.

Já sobre a reprise das 19h, na qual interpreta o vilão Dino, ele relembra que o trabalho foi gratificante, já que sua experiência anterior, segundo ele, não tinha sido das melhores.

'Totalmente Demais' foi muito especial para mim, porque eu vinha de um trabalho que não tinha sido particularmente feliz. Eu tinha recebido uma avaliação que não ajudou ao meu ego artístico. Então, esse foi um personagem que me curou da insegurança momentânea. Estava todo o mundo envolvido, fomos muito bem cuidados artisticamente, e acho que isso ajudou no resultado final do meu personagem.

Rocha não cita o nome do trabalho em questão, mas a novela que ele fez logo antes de "Totalmente Demais" foi "Império" (2014).

Dose tripla

O ator Paulo Rocha - Globo/Sergio Zalis - Globo/Sergio Zalis
O ator Paulo Rocha em sua casa; ele pode ser visto na TV em três papéis completamente diferentes
Imagem: Globo/Sergio Zalis

A variedade de papéis vividos por Paulo é motivo de diversão para o público.

No horário das 18h, ele interpreta um general do Exército português durante o período do Brasil colonial. Em "Totalmente Demais", dá vida a um homem cruel e alcoólatra, que assedia a enteada, Eliza (Marina Ruy Barbosa). Já em "Fina Estampa", ele é o apaixonado Guaracy, que faz de tudo para mostrar seu carinho por Griselda (Lilia Cabral). O ator conta que, nas redes sociais, o público brinca por vê-lo tantas vezes na TV.

É inevitável. Fazem alguns comentários engraçados pela diversidade de caráter dos personagens. Falam que me detestam às 19h e que me adoram às 21h.