Cleo Pires divulga análise de invasão de hackers no Instagram
Cleo Pires apresentou hoje à polícia uma análise sobre a invasão do seu Instagram no dia 16 de outubro de 2019.
De acordo com o estudo realizado por um especialista em segurança da Informação, o link postado pelos invasores não tinha como objetivo atacar ou atingir os dispositivos dos seguidores dela, e sim gerar cliques e dinheiro para os autores do crime. E funcionou: mais de 600 mil pessoas clicaram no endereço.
Trata-se de um novo golpe: alguns sites pagam por cliques ou tarefas realizadas em determinados links — por exemplo, os testes para provar que não é um robô. Esse serviço não infringe lei alguma; no entanto, os hackers usam meios ilegais para garantir muitos acessos. No caso da invasão ao Instagram de Cleo Pires, eles fizeram uma postagem prometendo doar mil iPhones.
"Na verdade o prêmio inexiste e o seguidor/usuário nunca chegará à página que lhe confere tal prêmio, uma vez que sempre lhe será solicitada a realização de uma nova tarefa, indefinidamente. É pela realização destas tarefas, downloads, verificações ou cliques, que o criminoso obtém sua remuneração", adverte o advogado Luiz Augusto D'Urso.
Cleo não foi a única celebridade vítima da invasão: o especialista afirma que os mesmos criminosos aplicaram o golpe nas contas de famosos como Ludmilla, Marina Ruy Barbosa, Robert Downey Jr. e Jason Momoa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.