Topo

Pedreiro 'trabalha suado' para ser modelo e sonha com 'Largados e Pelados'

Francisco Albuquerque, o "pedreiro model" que faz sucesso no TikTok - Reprodução/Instagram
Francisco Albuquerque, o "pedreiro model" que faz sucesso no TikTok Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

28/05/2020 04h00

Francisco Albuquerque, 25 anos, trabalha há dez anos como servente de pedreiro. Durante a quarentena, as pessoas descobriram o perfil dele no TikTok, a rede social do momento, e ele explodiu de seguidores. Já são mais de 153 mil fãs e 1,6 milhão de curtidas só nesta plataforma. Ele também tem uma conta no Instagram, que se aproxima dos 20 mil seguidores apaixonados.

A reportagem do UOL foi atrás do "Pedreiro Model", apelido pelo qual ele pode ser localizado nas redes sociais. Mas como surgiu esse nome pitoresco, meio em português, meio em inglês? Segundo ele, de forma involuntária, em uma festa. E Francisco não só aprovou o apelido como o adotou e passou a usá-lo como uma espécie de marca pessoal.

Numa noite, estava na balada e pedi para uma amigo tirar fotos minhas. Comecei a fazer várias poses no meio da festa. Um grupo de meninas achou a cena divertida e nos chamou para conversar. No meio do papo, contei que era pedreiro e sonhava em ser modelo e uma das meninas, que hoje é minha amiga, me apelidou de Pedreiro Model. Gostei do nome e logo pegou nas redes sociais.

Você duvida que ele seja mesmo pedreiro? Francisco prova:

"Pedreiro, construindo um artista" (status dele no TikTok)

Francisco nasceu em Curitiba e, há 20 anos, mora em Campo Largo, no Paraná. A primeira experiência como servente de pedreiro foi aos 15 anos, enquanto reformava a própria casa, mas profissionalmente ele já trabalhou nos mais diversos ramos. Hoje, auxilia o padrasto e costuma ganhar R$ 1.600 mensais, mas o valor pode variar.

"Tentei a carreira administrativa, trabalhei por seis anos em escritórios. Mas me sentia infeliz e resolvi virar autônomo. Tive vários trabalhos como garçom, vendedor, recreador infantil. Porém os trabalhos eram muito esporádicos e precisava ganhar mais."

Determinado, Francisco viu no trabalho braçal uma oportunidade de esculpir o próprio corpo, já vislumbrando uma promissora carreira como modelo. Sobre as medidas: são 1,85 m de altura e 85 quilos. Ele também lembra que já chegou a pesar 20 quilos a mais.

Esse trabalho ajudou muito, aliado a dieta e a exercícios físicos. Ainda estou na luta para deixar o abdômen bem trincado.

Venceu a depressão

Ele, que conta ter sido uma criança com baixa autoestima, enfrentou um problema de depressão porque não conseguia se encontrar profissionalmente.

Consegui superar procurando ajuda profissional psicológica e reconstruindo minha identidade. Passei a estudar e a trabalhar com o que gostava e a correr atrás dos meus sonhos. Também deixei de me cobrar tanto e aceitei que sou imperfeito. Às vezes, erramos em nossas escolhas de vida, mas sempre podemos reescrever nossa história.

É com o trabalho como servente de pedreiro que ele se sustenta financeiramente e se capacita para correr atrás de seu sonho, que já começou a se tornar realidade. Francisco assinou contrato com uma agência de modelos no início do ano, mas afirma que os trabalhos estão parados por conta da quarentena pelo novo coronavírus. Ele se aprimora estudando inglês on-line e já fez curso de teatro.

@pedreiromodel

sabendo ou não fazer dancinhas. Dance! seja feliz ##dancinha ##dança ##challenge

? #hiteverybeat - lulbabyynelii

Que tal participar de "A Fazenda"?

Ele também afirma que, embora não seja sua meta de vida, toparia entrar em um programa como "A Fazenda", mas seu tipo de reality preferido é outro: "O único que sonho [em participar] é o 'Largados e Pelados' ou algum de sobrevivência na selva".

Tentando ser modelo, descobri que gosto muito de me comunicar. Sonho em viver como produtor de conteúdo para internet e modelo.

Orgulho das mãos calejadas

Francisco é tímido e já ficou sem graça com algumas cantadas que recebeu. Mas ele afirma que as pessoas têm mais coragem de paquerar pela internet. Sobre os calos das mãos, o servente de pedreiro afirma que nunca foram um problema —muito pelo contrário.

Inclusive sempre gostaram do carinho com mão calejada [risos]. No começo, eu me preocupava pela profissão de modelo. Mas agora já se tornou uma marca registrada. Uso cremes, mas sempre trabalho um pouco sem luva para mantê-los.