Topo

Stycer: intimidação contra jornalistas, como William Bonner, é preocupante

William Bonner no Jornal Nacional em 25 de maio - reprodução/Globo
William Bonner no Jornal Nacional em 25 de maio Imagem: reprodução/Globo

Do UOL, em São Paulo

29/05/2020 04h00

William Bonner vem sendo alvo de ataques desde que fraudadores usaram o CPF do filho dele para dar entrada em um pedido de auxílio emergencial de R$ 600, benefício concedido pelo governo aos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus. A rede Globo divulgou uma nota dizendo que o apresentador do "Jornal Nacional" está sendo vítima de uma campanha de intimidação.

No podcast UOL Vê TV #29, Chico Barney, Débora Miranda, Flávio Ricco e Mauricio Stycer comentam o caso, que desde a semana passada vem gerando comentários nas redes, quando o jornalista se pronunciou no Twitter. "O que aconteceu com o William Bonner é muito grave", diz Mauricio Stycer. "Ele é a vitrine do jornalismo da Globo, está fazendo um trabalho importante no Jornal Nacional", comenta o colunista (no vídeo a partir de 24:15).

Na semana passada o filho de Bonner foi alvo de uma fraude, quando alguém tentou receber o auxílio emergencial usando o CPF dele. Na última terça (26), a Globo divulgou uma outra tentativa de fraude em que ele e a filha receberam por WhatsApp uma lista de endereços relacionados a ele e os números de CPF dele, de seus filhos, pais e irmãos, mostrando que alguém tem acesso a dados que podem provocar outras fraudes.

A Globo divulgou uma nota repudiando o que ela chama de campanha de intimidação. "Tem gente se sentindo à vontade para fazer isso —é algo preocupante", diz Stycer.

Débora Miranda, editora de TV e Famosos do UOL, comenta que, na TV, esse tipo de situação é mais complicada porque as pessoas conhecem o rosto dos jornalistas, diferente dos profissionais que trabalham em veículos impressos. "Repórteres e apresentadores de TV são facilmente reconhecidos e são alvos mais frequentes desse tipo de ataque."

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar -no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.