Topo

Cauã Reymond fala sobre os desafios da paternidade em meio a quarentena

Cauã Reymond e Sofia - J Humberto / AgNews
Cauã Reymond e Sofia Imagem: J Humberto / AgNews

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/06/2020 18h38

Cauã Reymond participou de uma live no perfil Espaço Mundo Mãe no Instagram e falou sobre os desafios da paternidade durante a quarentena imposta por conta do avanço do novo coronavírus.

O ator de 40 anos é pai de Sofia, de 8 anos, de sua relação com Grazi Massafera. Ele afirmou acompanhar de perto as atividades escolares da menina durante o período de isolamento social — os dois ficam juntos 15 dias por mês. Cauã disse não ter contratado uma babá para se aproximar ainda mais de sua filha.

"Acho que o maior desafio da paternidade e da maternidade é passar tempo com os nossos filhos. O mundo está cada vez mais competitivo, nós precisamos nos entregar de uma forma maior para o trabalho, o tempo de trabalho é cada vez mais longo, levamos trabalho para casa", disse ele em um trecho da conversa.

Cauã prosseguiu: "Eu entendo que é um desafio, para todos os pais hoje em dia, poder passar tempo com seus filhos, mesmo tendo ajuda dos avós ou de uma babá, ou às vezes de uma pessoa que trabalha na casa e ajuda na rotina. Por isso que eu realmente tento estar presente com a Sofia e deixar o celular de lado em várias ocasiões", revelou.

"Mas também tento mostrar para ela que tem momentos em que o papai precisa trabalhar. Acho que é um bom exemplo ela saber que os pais estão trabalhando para fazer da vida dela melhor, para a vida da família inteira correr de uma forma bacana", frisou.

"O nascimento de um filho muda a gente por completo"

Mais adiante, Cauã disse que sempre revê suas atitudes como pai para procurar melhorar sempre na tarefa, e afirmou mergulhar fundo nas reflexões que faz diante da responsabilidade.

"O nascimento de um filho é algo que muda a gente por completo, é inexplicável. Ao longo da paternidade, eu fui me aprimorando e sempre faço uma autoanálise em relação a como eu posso ser um melhor pai, como eu posso passar melhor a minha mensagem para minha filha, como eu posso prepará-la para o mundo que, na minha opinião, está ficando cada vez mais difícil", contou.

Ao mesmo tempo, ele também disse procurar colocar certos limites. "E, ao mesmo tempo, ser amoroso, carinhoso e colocar limites. É uma equação que está sempre mudando e vai mudando de acordo com a faixa etária dos nossos filhos", ponderou.

Sobre a educação de Sofia, Cauã contou ter dado atenção especial a esse aspecto nos últimos tempos. "Quando Sofia está na minha casa, ela tem uma aula online de manhã, depois pausa para o almoço e volta para outra aula à tarde. Eu sempre a acompanho para poder ajudá-la, às vezes com um dever ou com algum material. As escolas também estão tentando encontrar uma forma de educar os nossos filhos e estão fazendo um esforço enorme, principalmente os professores, que viraram, de certa forma, influenciadores digitais para encontrar um jeito de passar esse conteúdo", comentou.

Minha BB ta? cada dia mais Linda ??

Uma publicação compartilhada por Cauã Reymond (@cauareymond) em

"Estou sempre muito preocupado de ela não perder nenhuma aula"

Cauã ainda falou que procura se informar sobre a rotina da filha quando não estão juntos. "Quando ela não está comigo, eu pergunto como foi o dia e sobre o que ela aprendeu. Tem dias em que ela está mais aberta a conversar, e tem dias em que está mais sucinta, mais direta e me responde 'Foi legal, papai'. Eu também respeito esse espaço. Mas estou sempre muito preocupado de ela não perder nenhuma aula, independentemente de estar indo ou não para escola".

"É muito importante para todas as crianças manter esse contato com a escola. Quando elas voltarem a frequentar as aulas nas escolas, se estiveram mantendo uma forma de aprendizado, cumprindo os exercícios, participando das aulas em casa, vão ter mais facilidade de entrar em contato com o conteúdo novo, e a probabilidade de ter a sensação de que perdeu tempo neste ano de ensino vai ser menor", complementou.

Por fim, o ator falou sobre o que fará diferente na criação de seus próximos filhos (que ele planeja ao lado de sua atual esposa, a apresentadora Mariana Goldfarb).

"Acho que a experiência vai ser diferente. O primeiro filho sempre vem com o desafio do cuidado, de inaugurar esse lugar da paternidade e da maternidade para os pais. Já com o segundo filho, às vezes, nós já estamos com a casa mais organizada. Poderíamos dizer que já não é uma novidade, mas continua sendo uma alegria", disse.