Topo

Jonathan Costa revela medo quando teve covid-19: 'Não é só uma gripezinha'

Rafael Godinho

Do UOL, no Rio

04/06/2020 04h00

Quem curtiu os bailes funk do início dos anos 2000, com certeza, já cantou isso ao berros:

Eu sou o Jonathan da nova geração

O refrão é do "De Segunda a Sexta", que trazia barulhos de minigame e a voz infantil de Jonathan Costa, filho de Verônica e Rômulo Costa, os reis da Furacão 2000.

Celebrando 20 anos de carreira —aos 26 anos de idade!—, o ex-funkeiro e agora DJ, que adotou o nome artístico de Jon Jon, bateu um papo com UOL vídeo para relembrar sua trajetória, desde quando ainda criança foi proibido de cantar pelo conselho tutelar, esclarecer seu suposto affair com Anitta e contar como lidou com a covid-19.

Funkeiro desde a barriga da mãe

Comecei na barriga da minha mãe. Ela estava apresentando um baile funk e a bolsa estourou

Jonathan começou a trabalhar como MC aos seis anos, já foi apresentador de programa na TV, radialista e atualmente se aventura como DJ, com duas turnês pelos Estados Unidos no currículo.

De volta às raízes no funk, Jonathan trabalha o projeto JonJon:

Eu chamo de funk para todos, onde eu faço uma viagem no tempo e toco músicas que marcaram momentos

Entre as músicas que não podem faltar, está sua "De Segunda a Sexta".

Marcou uma geração. Todo mundo que passou pela escola nos anos 2000 se lembra da música. Tem muitos Jonathans daquela época que ganharam o apelido de Jonathan da Nova Geração [risos]

A música estourou e com o sucesso veio a polêmica: afinal, era uma criança cantando uma música de conotação sexual. Tanto que seus pais foram proibidos pela Justiça de levar o moleque aos bailes.

O grande problema da letra é que eu dizia: 'Eu já estou crescendo cheio de emoção e já vou pegar um filé com popozão'

Tretas familiares

Jonathan chegou a questionar os pais sobre o que foi feito com dinheiro faturado em cima dele.

Tenho um bom relacionamento com a minha mãe e meu pai. A gente se respeita. Hoje, tenho o meu próprio negócio e eles o deles. A gente se questionou juntos e foi esclarecido

Jonathan também deixou no passado qualquer diferença com Antônia Fontenelle, mãe do seu filho caçula, Salvatore. Hoje em dia, ele diz ter uma boa relação com ela e Vanessa Rocha, mãe de sua primogênita, Maithe. Sem revelar o status de relacionamento, ele planeja mais filhos.

Penso muito em adotar mais um casal, mas isso daqui uns 10 anos

Tretas nos bastidores da Furacão

Ele aproveita para esclarecer antigas tretas de relacionamento. Quando trabalhava com o pai na Furacão 2000, Jonathan namorava MC Brunninha e a chegada de Anitta teria abalado o romance dos dois. Ao UOL, ele esclarece que não tem nada a ver com a briga das duas e afirma que nunca ficou com Anitta.

Tentaram me colocar de culpado. Eu não tenho nada a ver com isso. Eu namorei uma época com a Brunninha e nunca fiquei com a Anitta... Caí de paraquedas nessa história. Isso dai é um problema delas que elas têm que resolver

Mas e parceria profissional com a Anitta? Rola?

Seria uma honra. É uma das maiores artistas do Brasil e do mundo

Falando em feat., Jonathan acaba de lançar "Essa Quarentena", em parceria com o cantor Ruan Marky. O single é baseado no período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

Essa música fala da história de amor de um casal, que decide se encontrar para matar a saudade na quarentena

Peraí, mas furar a quarentena?

Só na música mesmo. Jonathan diz estar levando a sério o período de isolamento social e comentou como foi ter sido infectado com a covid-19.

Meus médicos disseram que eu tive os sintomas mais leves, mas só eu sei o que passei. Tive muitas dores no corpo. Passei três dias acordado, com febre, falta de paladar e olfato. Depois do décimo dia que comecei a melhorar

Ele, claro, sentiu muito medo:

Foi um momento muito complicado, de muitas incertezas. A gente já fica muito abalado com tudo que está acontecendo estando bem de saúde. Imagina quando a gente descobre que pegou. Para um médico ligar a cada seis horas, não é uma brincadeira, não é só uma gripezinha. É algo sério