Topo

Regina Duarte fala sobre cargo no governo: 'Aceitei por amor ao meu país'

Regina Duarte recebe aviso de fake news em postagem - Reprodução/Instagram
Regina Duarte recebe aviso de fake news em postagem Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/06/2020 18h55

Regina Duarte falou pela primeira vez desde que sua saída da Secretaria de Cultura do Governo Federal foi anunciada. Ela fez uma publicação no Instagram na noite de ontem, e explicou as motivações que a levaram a aceitar o cargo sob a presidência de Jair Bolsonaro (sem partido).

"E por falar em Cultura... Aceitei assustada o convite para a missão. Aceitei por amor ao meu país, por paixão irrefreável por Arte e Cultura, por confiança no governo Bolsonaro. Aceitei porque muita gente, muita gente mesmo, quando cruzava comigo, em qualquer lugar, com o olho brilhando de esperança, dizia: 'Aceita, Regina!'", começou ela no texto que acompanhou uma foto da atriz em frente à bandeira nacional.

Ela continuou: "Minha inexperiência em gestão pública foi crucial para que eu descobrisse, até com certo atraso, que o Projeto de Cultura com que sempre sonhei era inviável, porque eu estava enredada num universo muito mais preocupado com Ideologias do que com Cultura. As pressões cotidianas de gente que desconhece a máquina da administração pública foram companheiras constantes. Sempre me pareceu nítido que havia uma torcida nas mídias, nas redes sociais para que a minha gestão não se consolidasse", acusou.

Então, ela disse que ainda permanece como Secretária. "Não me permito sair deixando incompletas lutas e conquistas para o Setor Cultural. Um exemplo? A Convocação pelo Ministério do Turismo, da reunião do Conselho Gestor da Ancine para que o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) seja liberado. Editais que darão novo fôlego à Cultura Brasileira serão novamente possíveis", explicou.

"Trabalho ainda na edição de um vídeo com textos e imagens que falam do Projeto de Cultura que pude construir com minha Equipe. Não foi pouca coisa. Em breve vou ter a alegria de comunicar as ações que minha passagem pela Secretaria Especial da Cultura deixa como legado a quem me suceder", finalizou.

A artista, que deixou a Globo para assumir o cargo no governo Bolsonaro, é entusiasta do presidente e faz questão de defendê-lo nas redes sociais. Nesta semana, uma publicação dela na mesma rede social recebeu alerta de "notícia falsa", ao falar com dados incorretos sobre a pandemia do novo coronavírus.

... e por falar em Cultura... ... aceitei assustada o convite para a Missa?o. Aceitei por amor ao meu Pai?s, por paixa?o irrefrea?vel por Arte e Cultura, por confianc?a no governo Bolsonaro. Aceitei porque muita gente, muita gente mesmo, quando cruzava comigo, em qualquer lugar, com o olho brilhando de esperanc?a, dizia: "Aceita, Regina"! Minha inexperie?ncia em gesta?o pu?blica foi crucial para que eu descobrisse, ate? com certo atraso, que o Projeto de Cultura com que sempre sonhei era invia?vel, porque eu estava enredada num universo muito mais preocupado com Ideologias do que com Cultura. As presso?es cotidianas de gente que desconhece a ma?quina da administrac?a?o pu?blica foram companheiras constantes. Sempre me pareceu ni?tido que havia uma torcida nas mi?dias, nas redes sociais para que a minha gesta?o na?o se consolidasse. E sigo Secreta?ria. Na?o me permito sair deixando incompletas lutas e conquistas para o Setor Cultural. Um exemplo? A Convocac?a?o pelo Ministe?rio do Turismo, da reunia?o do Conselho Gestor da ANCINE para que o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) seja liberado. Editais que dara?o novo fo?lego a? Cultura Brasileira sera?o novamente possi?veis. Trabalho ainda na edic?a?o de um vi?deo com textos e imagens que falam do Projeto de Cultura que pude construir com minha Equipe. Na?o foi pouca coisa. Em breve vou ter a alegria de comunicar as ac?o?es que minha passagem pela Secretaria Especial da Cultura deixa como legado a quem me suceder.

Uma publicação compartilhada por Regina (@reginaduarte) em