Topo

Fagundes fala sobre racismo no 'Domingão': 'Tem que ser combatido na base'

Antonio Fagundes no "Domingão do Faustão" - Reprodução/Globo
Antonio Fagundes no "Domingão do Faustão" Imagem: Reprodução/Globo

Do UOL, no Rio

07/06/2020 19h29

Antonio Fagundes conversou ao vivo com Faustão no "Domingão" de hoje e falou sobre a pandemia, democracia e racismo.

"Não sei se está melhorando, pelo menos a gente está começando a prestar muito mais atenção neste problema. Nos Estados Unidos se manifesta de uma forma diferente, mas o problema é o mesmo, talvez até seja pior aqui porque é dissimulado".

Esse racismo tem que ser combatido na sua base. A gente tem que começar a gritar na rua que isso não pode acontecer. Todo o ser humano é igual e tem que ser tratado da mesma forma

Faustão destacou que ninguém nasce racista e Fagundes destacou que existe um problema cultural sobre o tema. "Só que nós já somos muito mais bem informados do que éramos há 100, 150 anos, para entender que isso é uma asneira, que a gente tem que eliminar rapidamente".

Muita gente não entendeu porquê Fausto quis debater o tema com um ator branco.

Democracia

Num dia marcado por muitos atos no Brasil a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro, o apresentador destacou a importância da democracia ser mantida na sociedade, "até porque o mundo não descobriu regime melhor até hoje" e quis saber se Fagundes considera isso um sinal positivo.

"A gente tem que lutar pela democracia. O grande mérito da democracia é que não está pronto, é uma coisa que tem que ser discutida diariamente, e se você tiver liberdade você vai conseguir dialogar, deixar todos os gabinetes de ódio de lado e entender que a sociedade só vai funcionar quando a gente se olhar nos olhos e juntos quisermos resolver os problemas".

Sem citar nomes, Faustão lamentou e disse que o pior de tudo, é eles que já estão na faixa dos 70 anos são surpreendidos por pessoas de sua geração.

"A gente se surpreende com a falta de equilíbrio, falta de serenidade, falta de discernimento justamente de galera da nossa geração, de 60 para cima".

"Parece que perderam um monte de coisas pelo caminho, Fausto, ms a gente não perdeu. Vamos forçar essas pessoas a voltar para o trilho".

"E que a geração jovem veja esse exemplo para não seguir", completou Faustão.