Topo

Ricky Martin diz que 'ameaça' EUA: 'Latino, homossexual e casado com árabe'

O cantor Ricky Martin - RODRIGO GARRIDO
O cantor Ricky Martin Imagem: RODRIGO GARRIDO

Do UOL, em São Paulo

08/06/2020 19h01

Os protestos contra o racismo que envolvem os Estados Unidos, o Brasil e diversos outros países levaram Ricky Martin a refletir sobre o que ele próprio representa para o país norte-americano. Ele chegou à conclusão de que é uma "ameaça" às pessoas preconceituosas.

"Veja, eu sou um homem latino, homossexual, casado com um homem árabe e vivendo nos Estados Unidos. Ou seja, eu sou uma ameaça para esta gente, de certa forma", disse ele ao programa de TV chamado "Suelta la Sopa".

O marido árabe mencionado pelo cantor é Jwan Yosef, de origem síria e nacionalidade sueca. O relacionamento teve início há mais de cinco anos; hoje, os dois vivem com os quatro filhos em uma mansão em Los Angeles, na Califórnia.

Os atos contra a discriminação racial eclodiram depois da morte de George Floyd, homem negro que teve o pescoço pressionado pelo joelho do policial branco Derek Chauvin. Desde então, parte da população dos EUA clama por mudanças.

"Eu vivo o preconceito todos os dias. Não de forma tão exposta porque vivo em casa, tranquilo, e saio daqui direto para trabalhar. Mas vivemos aqui [nos EUA] e escutamos as histórias, sentimos. Descer do carro para tomar um café pode ser perigoso", afirmou Ricky.

"Eu não cresci pensando que os EUA eram assim. Mas os EUA já eram assim. O que acontece é que agora temos câmeras e podemos ver [o racismo]. Nós, como cidadãos, podemos gravar a injustiça e nos enojar. Eu ensino aos meus filhos sobre o amor", acrescentou.

"Em casos como este, temos de falar de amor. Temos de falar de amor. Não importa a quem você ame, não importa de onde venha, sua classe social, sua cor de pele... O que adoece é ter de falar isso. Parece mentira que tenhamos de falar disso em 2020 nos EUA", concluiu.