Topo

Renata Vasconcellos chega aos 48 no auge e indispensável ao Jornal Nacional

A apresentadora Renata Vasconcellos - João Miguel Júnior/Globo
A apresentadora Renata Vasconcellos Imagem: João Miguel Júnior/Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

10/06/2020 04h00

Renata Vasconcellos hoje completa 48 anos!

A jornalista da Globo se aproxima dos 50 anos no auge de sua carreira: bombando nas redes e mostrando que é uma figura indispensável para o Jornal Nacional. Basta olhar o exemplo de poucos dias atrás, quando a apresentadora se ausentou da bancada por, segundo a Globo, "questão pessoal".

O público definitivamente não soube lidar com a ausência dela no jornalístico e quis entender o que estava acontecendo e quando a teria de volta.

Desde que assumiu o comando do jornal, em 2014, a apresentadora rapidamente se tornou uma força de credibilidade nas noites da Globo, transitando entre a seriedade e o carisma com naturalidade. Claro que ela já tinha uma trajetória longa e de destaque no jornalismo, mas o JN a colocou em outro patamar, uma vez que ela está la todas as noites no horário nobre da televisão.

Renata também se mostrou uma figura favorita da forma de arte mais querida da internet: os memes. Em 2017, ela leu um comunicado do então presidente Michel Temer sobre uma denúncia apresentado contra ele pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot. O vídeo, se tornou um verdadeiro ícone da internet.

A jornalista também se destacou em momentos mais sérios. Durante as eleições de 2018, ela chamou a atenção ao rebater um comentário do então candidato Jair Bolsonaro, que era entrevistado pelo JN.

Eu poderia até como cidadã, assim como qualquer cidadão brasileiro, fazer questionamentos sobre o seu provento porque o senhor é um funcionário público e eu como contribuinte ajudo a pagar o seu salário. O meu salário não diz respeito a ninguém, e posso garantir ao senhor, como mulher, que eu jamais aceitaria receber um salário menor do que um homem que exercesse as mesma funções e atribuições que eu.

A declaração da jornalista dividiu opiniões, com muitos elogiando sua posição. De qualquer jeito, mais uma vez, ela deixou sua marca.

Até a casa de Renata acabou virando assunto. Em seu Instagram, ela mostrou detalhes de sua moradia no Rio de Janeiro e falou um pouco sobre suas preferências de decoração e encantando seus seguidores.

E a cesta virou uma luminária Bom dia!

A post shared by Renata Vasconcellos (@renatavasconcellosoficial) on

Por falar em redes sociais, Renata conta com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, conseguindo criar um ambiente mais descontraído do que o do telejornal, em que compartilha momentos de sua vida e recebe diversos elogios de seus fãs.

Tempos q já foram...

A post shared by Renata Vasconcellos (@renatavasconcellosoficial) on

Renata conseguiu consolidar sua imagem em meio ao público e já deixou claro que sua presença é uma peça fundamental para a bancada — uma das reclamações de fãs durante sua ausência, era justamente que, só com Bonner, faltava algo ao jornal. Agora, ela faz parte da marca, da cara das noites da televisão mesmo, e ao que parece, deve seguir por um bom tempo.