Topo

Rainha Elizabeth participa de primeira videoconferência pública na pandemia

Rainha Elizabeth II fala sobre coronavírus em discurso sobre 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial - reprodução/BBC
Rainha Elizabeth II fala sobre coronavírus em discurso sobre 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial Imagem: reprodução/BBC

Do UOL, em São Paulo

11/06/2020 11h44Atualizada em 11/06/2020 12h44

A rainha da Inglaterra, Elizabeth 2ª, participou da sua primeira videoconferência pública devido à pandemia do novo coronavírus. A monarca conversou com cuidadores sobre os desafios gerados por esta crise.

O Reino Unido celebra a Carers Week - semana dos cuidadores, em inglês - e a rainha de 94 anos não deixou de lembrar a data mesmo que tenha sido a distância e conversou com quatro profissionais.

"Interessante ouvir todas as suas histórias e estou muito impressionada com o que você já conseguiu", disse ela a um dos cuidadores, que participou da videoconferência.

"Estou muito feliz por ter podido me juntar a você hoje", acrescentou.

Elizabeth foi a última pessoa a ingressar na chamada e a primeira a sair - uma parte do protocolo real que o Palácio de Buckingham optou por preservar, segundo a agência de notícias Associated Press.

A rainha está isolada desde que foi declarada a pandemia com o seu marido, o príncipe Philip, que comemorou 99 anos ontem. O casal está no castelo de Windsor há três meses.

Durante a videoconferência, Elizabeth ouviu depoimentos sobre o isolamento e as dificuldades que os cuidados enfrentam durante a pandemia.

Outra integrante da família real que participou da reunião foi a princesa Anne, que desde 2011 é presidente do The Carers Trust, instituição de caridade que apoia os cuidadores.

A videoconferência foi publicada nas redes da família real: