Topo

Afiliada da Globo tem lista de jornalistas com covid-19 vazada na internet

Afiliada da Globo, TV Tapajós tem lista de jornalistas com covid-19 vazada na internet - Divulgação/Sistema Tapajós de Comunicação
Afiliada da Globo, TV Tapajós tem lista de jornalistas com covid-19 vazada na internet Imagem: Divulgação/Sistema Tapajós de Comunicação

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Ponta Grossa

23/06/2020 17h02

A prefeitura de Santarém abriu procedimento administrativo ontem para ouvir eventuais envolvidos no vazamento de uma lista com o nome de jornalistas e demais funcionários da TV Tapajós, afiliada Rede Globo, que testaram positivo para a covid-19.

A emissora tem 29 casos confirmados entre seus colaboradores, sendo 17 diagnosticados em uma ação de teste rápido realizada no último sábado (20) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Os resultados positivos estão entre os 3.455 casos confirmados do novo coronavírus em Santarém, a 697 quilômetros de Belém. A cidade contabiliza 189 mortes em decorrência da covid-19.

A lista com o nome dos jornalistas teria sido compartilhada em redes sociais e sites locais. O suposto vazamento de funcionários e jornalistas da TV Tapajós causou incômodo nos profissionais em razão de alguns já estarem curados da doença, apurou o UOL.

Em nota, "a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém informa que segue o protocolo do Ministério da Saúde referente aos dados de exames da covid-19 e não revela identidade de pacientes que testaram positivo ou mesmo negativo para a doença".

A pasta ainda garantiu que poderá abrir sindicância para tomar "as providências cabíveis" caso seja identificado que algum funcionário foi responsável pelo ocorrido.

Ao UOL, o Sistema Tapajós de Comunicação (STC), concessionária da TV Tapajós - que cobre a região de Tapajós e Baixo Amazonas, informou que os 17 funcionários identificados com covid-19 já estavam afastados assim que começaram a apresentar os primeiros sintomas. Eles cumpriram o período de 14 dias de isolamento conforme recomendados pelas autoridades de saúde.

A empresa explicou que solicitou a ação com os testes rápidos "em razão dos casos de covid-19 em vários colaboradores do STC". Além dos 17 identificados na ação, outros 12 funcionários foram diagnosticados anteriormente com o novo coronavírus e também ficaram em isolamento.

"Há nomes na lista que estão há mais de 30 dias recuperados e que inclusive já voltaram a trabalhar", assegurou.

A empresa garante que o prédio passou três vezes por serviço de desinfecção e que os colaboradores são orientados a usarem máscaras dentro e fora da empresa, com exceção dos apresentadores durante os telejornais. Os cuidados com os colaboradores também estariam sendo abrangidos aos entrevistados.

"De forma irresponsável, a informação sobre os resultados dos exames feitos pelos funcionários da rádio e TV Tapajós, que deveria ser sigilosa, foi publicada sem autorização dos pacientes. O Sistema Tapajós de comunicação lamenta e repudia", afirmou em nota a empresa, que dedicou quatro minutos da edição de ontem do "Jornal Tapajós 1ª Edição" para explicar o caso.