Topo

Pastor de Medina vive nos EUA e apoia Bolsonaro: 'Melhor tosco a mentiroso'

Catalau e Medina - Reprodução/Instagram
Catalau e Medina Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

28/06/2020 04h00

Ex-vocalista da banda de rock Golpe de Estado, que fez sucesso nos anos 1980, André Catalau, ou simplesmente Catalau, como é conhecido, mudou-se há um ano com a família para os Estados Unidos. Pastor da igreja Bola de Neve, Catalau atua em uma filial da igreja voltada ao público jovem em Orlando. Ele também é conhecido por ser pastor do surfista Gabriel Medina.

Catalau conversou com a reportagem do UOL por telefone, mas preferiu não falar detalhes sobre o surfista de fama internacional.

E o surfista agradece, pastor

Mesmo morando longe, os dois mantêm contato. E a família de Medina frequenta a Bola de Neve de Boiçucanga, no litoral norte de São Paulo.

O pastor celebrou o casamento da mãe do surfista, que ocupa o cargo de diaconisa na igreja

Como pastor, gosto de deixar em off para não expor nem ele nem ninguém. Até hoje tenho particular com ele. Ele já é muito exposto.

Recentemente, Catalau participou de uma live com Medina, e os dois falaram sobre seus gostos em comum. Catalau também gostava de pegar onda quando morava em Boiçucanga. Ele ressalta que, assim como o surfista profissional, outros famosos são atraídos para a igreja, que é conhecida pelo púlpito em forma de prancha e a linguagem menos engessada.

Catalau prega na Bola de Neve de Orlando, Estados Unidos

Catalau - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Bola de Neve atrai [famosos], mas a galera senta numa boa. É inevitável quando o cara é conhecido. Ele tira foto, dá autógrafo. Normalmente eles saem antes de acabar o culto, senão fica difícil.

O pastor, que nasceu nos Estados Unidos, voltou a morar no país de Donald Trump depois de uma experiência que, hoje, parece ser de uma outra vida. Muitos anos atrás, Catalau enfrentou problemas com álcool e drogas.

No país, ele lembra que chegou a ficar internado em uma clínica de reabilitação

"A maior pandemia do planeta é o alcoolismo e ninguém presta atenção. A minha manutenção [sem usar drogas] é diária. Esse bandido está dormindo, ele não quer parar de usar drogas, mas tem um cara que mora no lugar dele. Não sei se dá para entender. São os ensinamentos de Jesus", filosofa ele.

Catalau diz que, no que depender dele, não volta a morar no Brasil e elogia Trump

Para quem teve o Ronald Reagan de presidente, o Trump é mamão com açúcar. O Reagan queria fazer guerra nas estrelas com os russos no tempo da Guerra Fria. O Trump é uma mocinha perto dele. Eu o amo. Acho ele gente fina. Ele é republicano, e eu sou republicano. O Trump é Bíblia. O cara é grosso, mas você vai governar a maior nação do mundo como? Pedindo favor? É ordem e acabou.

Bolsonaro

Catalau também é simpatizante do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que encontrou apoio na grande maioria das lideranças evangélicas do Brasil ao ser eleito em 2018.

"Ele quer seguir a linha do Trump, mas é uma realidade bem diferente dos Estados Unidos. Aqui, os caras têm bala para segurar. Bolsonaro vai ter que desmembrar uma quadrilha. Por mais tosco que ele seja, ele é honesto. Ele tem uns filhotes meio bagunçados, mas ele é capitão. Militar é muito rígido com ele mesmo. Sei porque tive um pai militar, que era de uma honestidade absurda", afirma.

Ele é tosco, pô! Mas prefiro isso do que mentiroso. Pelo menos eu sei quem é. Eu apoio. É difícil ele esconder uma mentira. O resto é tudo um bando de mentiroso. Eu odeio mentira.