Topo

Ana Canãs lembra promessa feita por gata de estimação: 'Coisa séria'

Ana Cañas exibe Portelinha, gata que adotou como animal de estimação - Reprodução/Instagram
Ana Cañas exibe Portelinha, gata que adotou como animal de estimação Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/07/2020 17h17

A cantora Ana Cañas revelou que uma promessa que envolvia a sua gatinha de estimação foi o motivo que a fez parar de fumar. De acordo com a artista, a ideia surgiu depois que o animal de estimação sumiu dentro de sua casa.

"Ela estava enrolada num pijama, dentro do armário. Eu fiz promessa a São Francisco de Assis se ela reaparecesse. Completo 20 dias sem fumar", afirmou a cantora em entrevista ao "O Fuxico".

A situação foi relatada nas suas redes sociais quando a cantora completou quinze dias sem fumar. "O amor é uma coisa realmente. Há 15 dias você se escondeu no armário, se enrolou num pijama feito rocambole e lá ficou escondida a noite toda. Eu, no meu desespero da nossa primeira noite separadas, despertei te procurando feito louca, aos prantos, acendendo vela e fazendo promessa pra São Francisco te trazer de volta. Desci e subi catorze andares e revirei tudo. Quando te encontrei, sabia que não poderia acender mais nenhum cigarro.", escreveu a artista na ocasião.

"Promessa é coisa séria e tudo que envolve a espiritualidade pra mim é papo reto e vai além. Sabe... Quando eu te achei, abandonada num pedacinho de papelão no chão, numa viela na quebrada, não imaginava que estávamos tão destinadas uma à outra. Eu não sabia se você sobreviveria mas quando encostou sua patinha na minha mão com esforço descomunal, a caminho do veterinário, tomei como uma sinal irrefutável da sua vontade de permanecer viva. Você mal respirava. Agora, além de me trazer inúmeras alegrias diárias - mesmo com arroubos de sumiços, bico de mamadeira engolido, olhinhos infeccionados, leite na seringa de madrugada, circo de pulgas e afins, agradeço ao universo por ter te encontrado. Você foi um presente imenso da vida. Da inteligência cósmica que organiza galáxias e grãos de areia, que uns chamam deus. Não precisa muito para supor uma certa matemática que, mesmo em meio ao caos, nos surpreende com tamanha imensidão de afeto. Equação perfeita e infalível. E porque o amor vence, sempre".

portelinha me pregou um baita susto na última sexta recebi a visita do meu irmão e, como sempre, conversamos por horas - muitas saudades e assuntos pandêmicos. bebemos uma brejinha e quando ele foi embora, deitei na cama pra dormir. como é de costume, esperei portelinha subir na cama pra ficar comigo (desde que a adotei, dormimos juntas TODOS os dias, sem exceção). mas nesse dia, por estar - confesso - meio alegrinha, acabei dormindo sem esperar por ela. ouvi um miadinho no quarto e apaguei. quando deu 6 da manhã eu despertei com o coração acelerado, lembrando que eu não tinha visto a portela desde que meu irmão tinha ido embora. revirei o apartamento de cabeça pra baixo, desci e subi duas vezes 14 andares de escada, fui até a garagem, gavetas, sapatos, armários. nada. zero. medo. pânico. passei um café numa meia velha (o filtro tinha acabado) e chamei os guias espirituais que conheço para me ajudarem. rezei, pedi ajuda, acendi vela e fiz uma promessa: se a portelinha aparecer eu PARO DE FUMAR. pois muito bem... tô eu ligando pro meu irmão 500 vezes desesperada por imaginar / delirar que a gatinha pudesse estar dentro da mala dele, quando fui até o armário de novo e... notei uma blusa com um volume estranho no meio dos pijamas. uma bolota que se mexia. era ela, bem enroladinha mesmo, em silêncio, dormindo. eu já tinha arrancado os cabelos, chorado, rezado, feito café na meia (!!!) e ela lá, plena. meldels. bom... final feliz! só pra dizer pra vocês que agora eu tô aqui há 40 horas SEM FUMAR. tô desconfiada que a portela fez isso com esse intuito, juro. já vinha pensando nisso há meses e tinha tentado parar umas duas vezes esse ano, sem sucesso. mas como promessa é dívida e feita no desespero então, é boleto pra toda vida, seguimos fortes aqui sem nicotina. há quase 40 horas e na contagem regressiva pra nossa live resistência do amor milgrau BELCHIOR dia 09/07 ?? portelinha aproveita também para mandar beijos e agradecer todo mundo que está doando e somando nesse projeto, nessa corrente linda "mãe, cé tá muito feliz que vai fazer esse show, né?" tô sim filha, só não me mata mais do coração que eu preciso ficar viva até lá ??

Uma publicação compartilhada por Ana Can?as (@ana_canas) em