Topo

Will Smith relembra ofensas racistas que sofreu de policiais na infância

"Pessoas que não cresceram nessa situação só não conseguem entender", disse o ator - Getty Images
"Pessoas que não cresceram nessa situação só não conseguem entender", disse o ator Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/07/2020 15h43

Em entrevista ao podcast "On One with Angela Rye", Will Smith comentou os protestos do movimento Black Lives Matter ("Vidas Negras Importam", em português) que se espalharam pelos Estados Unidos desde a morte de George Floyd, em maio, nas mãos de um policial branco.

O ator relembrou suas próprias experiências com violência policial durante a infância na Filadélfia, e as ofensas racistas que enfrentou ao longo da vida.

"Eu cresci na época do prefeito Rizzo. Ele era policial e se tornou prefeito com um punho de ferro. Fui chamado de ni**er por policiais mais de 10 vezes, sabe?", relatou, citando o xingamento de cunho racista.

Will Smith continuou explicando que cresceu notando a diferença entre a forma como a polícia tratava jovens brancos e negros: "Crianças brancas sempre ficavam felizes quando a polícia aparecia, e meu coração sempre disparava."

"Tem uma parte disso que pessoas que não cresceram nessa situação só não conseguem entender. Você não consegue compreender como é sentir que você vive em um território ocupado."

Ele disse estar feliz com a repercussão dos protestos antirracistas ao redor do mundo: "O que eu amo sobre protestos pacíficos — protestos pacíficos seguram um espelho na frente da imagem demoníaca do seu opressor."

"Quanto mais calmo você ficar nos protestos pacíficos, mais clara é a imagem do opressor no espelho para que o mundo veja e para que eles vejam a si mesmos."