Topo

Clarice Falcão relembra única participação em novelas: 'Não estava pronta'

Clarice Falcão - Pedro Pinho/Divulgação
Clarice Falcão Imagem: Pedro Pinho/Divulgação

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

21/07/2020 04h00

Com o sucesso de "A Favorita", agora disponível no Globoplay, fãs da novela estão relembrando cada detalhe da trama. No elenco, chamam atenção nomes consagrados como Lília Cabral e Tarcísio Meira, e outros ainda novatos, estreando na telinha, como foi o caso de Clarice Falcão.

Hoje dedicada à música, a cantora confessa ter se assustado com a primeira experiência nas novelas e acredita não ter dado conta do recado na época. "Acho que eu não estava pronta", admite Clarice, em papo com o UOL.

Foi um período negativo e difícil, mas vejo como minha culpa. Eu, como atriz, não estava pronta, ainda mais para um papel tão dramático. Eu gosto de atuar, mas com leveza. Não sei se teria tanta dificuldade hoje quanto eu tive na época. Mas acho que o Projac é um lugar muito intimidador. Tem essa escala de produção, 11 cenas por dia, uma vibe que eu não consegui me adaptar.

Clarice diz que está sendo muito procurada nas redes sociais por espectadores da novela e, apesar da experiência ruim, não pretende abandonar a atuação.

Com certeza não é uma página virada. Com o ‘Porta dos Fundos’, descobri o que gosto de fazer. Gosto muito de comédia e de trabalhar com amigos. Projetos nos quais tenho tempo de rir, de errar. Não sei se eu faria uma novela de novo. Mas tive muita sorte. É uma novela muito legal, o João Emanuel Carneiro é um ótimo autor!

Reencontrando o passado

No início do ano, Clarice lançou um novo EP, "Eu Me Lembro", revisitando antigas faixas de outros discos com uma nova roupagem, bem diferente dos trabalhos anteriores.

É um encontro de quem eu já fui e de quem eu sou agora. Amadureceu comigo. Gostava muito de folk, isso foi mudando e hoje abracei a música eletrônica

Os artistas que fazem mais sucesso na MPB têm uma música mais suave, com violão. Sinto que meu trabalho era mais popular quando tinha um caráter mais folk. Mas fazer um disco assim agora seria só para ter mais ouvidas e curtidas porque não é um som que me representa e que eu escuto com frequência.

Clarice se diz animada com os rumos da música nacional. Recentemente, ela fez parcerias com nomes como Letrux, Alice Caymmi, Mahmundi e Linn da Quebrada. E se derrete completamente por Pabllo Vittar!

Tenho gostado de um pop mais eletrônico e também de música eletrônica, música de festa. Acho incrível o boom do pop brasileiro! Acho a Pabllo maravilhosa, ela tem um lado político muito interessante e um som muito legal também. Adoro Rajadão, é muito foda! Adoraria colaborar com ela.

Planos repensados

Antes da pandemia do novo coronavírus se espalhar pelo mundo, Clarice se preparava para uma experiência ainda inédita: sua primeira turnê pela Europa. As passagens já estavam até compradas, mas os planos precisaram ser adiados.

humor & piadas

A post shared by Clarice Falca?o (@clarafalcao) on

Estava muito empolgada, mas até então só perdi dinheiro. Foi muito frustrante. Quando você coloca as coisas em perspectiva, dá uma sensação de 'pobre menina branca que não foi pra Europa'. Mas tem um lado de valorizar minhas prioridades, saber que eu tinha dinheiro guardado, pude ficar em casa. Isso é muita coisa.

Na quarentena, isolada com o namorado Guilherme Guedes, ela tenta se manter produtiva, mesmo lidando com a constante ansiedade. "Se você tem um dia de feliz e produtivo e outro sem conseguir sair da cama, de certa forma é um equilíbrio!", brinca.

Comecei a quarentena muito produtiva, tinha clipes e músicas prontas para lançar. A sensação de estar trabalhando. Nessa segunda metade, estou sem fazer nada. Por um lado, precisava dessas férias. Mas por outro, não são exatamente férias. Me sinto mais culpada e ansiosa. Mas eu e Guilherme estamos arrasando. A gente consegue conviver muito bem. Temos nossos estranhamentos, todo casal briga, mas eu acho que está sendo bom.

bonde do tigra?o

A post shared by Clarice Falca?o (@clarafalcao) on