Topo

Suspeito de matar ator de 'Chiquititas' entra na lista de mais procurados

Paulo Cupertino Martins entra para a lista de mais procurados pela polícia de SP Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/07/2020 17h19

O suspeito de assassinar o ator de 'Chiquititas' Rafael Miguel e os pais do jovem, de 22 anos, entrou para a lista dos mais procurados pela Polícia Civil de São Paulo.

O comerciante Paulo Cupertino Martins, de 49 anos, é acusado de matar a tiros Miguel e seus pais, João Alcisio e Miriam Selma, assim que eles chegaram à casa de Martins, por volta das 13h55, na Estrada do Alvarenga, no bairro Pedreira, na zona sul da Capital. Os crimes aconteceram no dia 9 de junho de 2019.

Relacionadas

De acordo com a Polícia Civil, Matias matou o ator com 13 tiros por não aceitar o namoro do jovem com sua filha, Isabela Tibcherani Matias, de 18 anos.

Após alguns dias, as autoridades encontraram o carro do suspeito a 21 minutos de distância da delegacia, no Jardim Miriam, zona sul de São Paulo.

O veículo, um modelo Up! vermelho, foi achado na Vila Joaniza. A placa do carro havia sido clonada, ou seja, usava uma placa falsa igual a de outro automóvel.

Em outubro de 2019, a Polícia Civil de São Paulo fez uma reconstituição do crime. Na ocasião, o delegado-geral da Polícia Civil Ruy Ferraz Fontes, considerado o chefe máximo da instituição em São Paulo, chegou a afirmar após o caso que virou "questão de honra" prender Matias.

"Não diria que estamos perto [de prendê-lo], ainda é muito difícil responder. Nós estamos rastreando esse indivíduo e, com certeza, na primeira chance que tivermos, nós vamos prendê-lo. É questão de honra prendê-lo o mais rápido possível. Isso [o caso] não foi abandonado. Nós temos grupos na polícia civil que estão rastreando esse indivíduo", disse Fontes em entrevista ao "Brasil Urgente", da Band.

Na época, a Justiça considerou o foragido um risco para a vida dos seus familiares.

A juíza Débora Faitarone, titular do 1º Tribunal do Júri da capital, alegou em sua decisão que "a liberdade [de Paulo Cupertino] colocaria em risco a vida de seus filhos e esposa, que, segundo depoimentos colhidos na Delegacia de Polícia, já foram agredidos fisicamente por ele".

Em depoimento, a mãe da jovem, Vanessa Tibcherani, disse que, quando o genro chegou com os pais à residência, o comerciante puxou a filha para dentro e falou para Rafael: "Por que você não me procurou antes?". Logo em seguida, ele sacou a arma e disparou.

Os depoimentos mostraram que Cupertino era uma pessoa agressiva e tinha um relacionamento possessivo com a filha, chegando a impedi-la de ir à escola. Isabela disse que o pai mal conhecia Rafael, mas não gostava dele mesmo assim.

Irmã fala da morte de Rafael e dos pais

Camilla Miguel, irmã de Rafael Miguel, usou seu Instagram em junho de 2020 para prestar uma homenagem ao irmão e aos pais um ano após os assassinatos. Emocionada, Camila divulgou nas redes sociais um vídeo em forma de desabafo.

"Oi, mãe. Oi, pai. Oi, Rafa. Hoje faz um ano que a gente não está mais junto presencialmente. Pensei muito em escrever um texto, mas não é um dia para isso. Realmente não consigo estruturar e colocar para fora. Eu só queria conversar com vocês", começou ela.

A jovem ainda comentou que conversa com eles por meio de sonhos.

"Sinto falta e o que mais queria era isso. De alguma forma, tive um bloqueio esse ano para parar e conversar. Nos falamos um pouco em sonhos, mas muito pouco, talvez por um bloqueio meu, mas acho que a gente vence em etapas. Para quebrar esse bloqueio, resolvi fazer isso em vídeo porque, às vezes, sei que falo melhor, já que eu tenho costume."

Namorada de Rafael Miguel faz tatuagem Imagem: Reprodução/Instagram

Desabafo da namorada

Isabela chegou a fazer, no ano passado, um longo desabafo no Instagram para que seu pai, único suspeito do crime, seja encontrado e a justiça, feita. Ela ainda declarou que a polícia pode estar acobertando o caso e que as autoridades estão "do lado do criminoso".

"Vale lembrar que é clara a negligência do governo e da polícia para com o caso. O que nos leva a pensar que ele está sendo acobertado por quem queria prendê-lo. A justiça é falha, sim, por escolha. Estão do lado do criminoso e não da vítima. Enquanto for benéfico para o lado deles que ele fique solto, não teremos respostas. Nojo."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Suspeito de matar ator de 'Chiquititas' entra na lista de mais procurados - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


TV e Famosos


Tá Bombando!