Topo

Ator bomba com a avó de 95 anos no Tik Tok e pede mais valor aos idosos

O ator Paulo Guerra faz sucesso ao lado da avó no Tik Tok - Instagram
O ator Paulo Guerra faz sucesso ao lado da avó no Tik Tok Imagem: Instagram

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

26/07/2020 04h00

Vivendo apenas com a avó, o ator Paulo Guerra acabou tendo uma ideia para se distrair na quarentena. Ele começou a gravar pequenos esquetes divertidos ao lado de Dona Maria da Conceição, de 95 anos, e não esperava que eles fossem se converter em pelo menos 4 milhões de visualizações no TikTok.

Minha avó fica muito feliz, ela gosta de participar. Depois de ver os números, parei para pensar em como esse conteúdo está entrando na casa de tanta gente e como estou fazendo com que netos e filhos voltem sua atenção para os idosos da família, que às vezes ficam de lado. É algo socialmente produtivo.

Natural de Belo Horizonte, Paulo voltou do Rio para a cidade natal há cinco anos para cuidar da mãe, que batalhava contra um câncer. "Foi um baque. Parecia mentira. Tinha que estar no hospital com a minha mãe e cuidando da minha avó em casa", relembra. Com a morte de sua mãe, ele passou a viver somente com a avó, que não tem outros filhos ou netos.

Nesses últimos anos, comecei a assumir mais funções. Cozinho, arrumo a casa, a acompanho no banho para não cair. Ela não tem nenhum problema sério de saúde, só mobilidade pela idade. Ela é totalmente lúcida. Nossa convivência é muito boa. Damos risadas juntos. Temos muita intimidade de conversar sobre tudo.

Nos vídeos, Dona Conceição aparece sempre dando alguma resposta atravessada ou mal-humorada para as perguntas do neto. Paulo Garante que tudo não passa de atuação. "Ela é muito carinhosa. É só um jogo de cena! Vou desenvolvendo os roteiros e a dirigindo" Ele revela que, desde que os vídeos começaram a bombar nas redes sociais, costuma receber muitas mensagens de carinho dos seguidores e até de produtores de teatro locais.

Perguntam como minha avó consegue aparecer em frente às câmeras com tanta naturalidade. Querem saber se ela já foi atriz, mas ela nunca nem pensou nisso! Veio do interior para BH com 15 anos. Trabalhou em um hospital por 35 anos, ajudando na cozinha e na limpeza.

Paulo acha que a convivência com a avó conseguiu abrir outras portas e espera que seus mais de 100 mil seguidores aproveitem o período de reclusão da pandemia para valorizar mais as coisas simples da vida.

A parte mais especial de conviver com a minha avó é estar perto de onde tudo começou. Entender minhas origens. Isso me fez voltar para o meu centro. Me trouxe muito crescimento. Me fez valorizar outras coisas. Sempre falo para as pessoas que me acompanham que minha casa é tão pequena e a partir do momento que a abri para os vídeos, eles passam a fazer parte da família..