Topo

Netos homenageiam Chica Xavier: 'Ser mais incrível que passou pela Terra'

Ernesto Xavier com a avó, Chica Xavier, que morreu hoje aos 88 anos Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

08/08/2020 13h39

Ernesto Xavier e Luana Xavier, netos da atriz Chica Xavier, fizeram emocionadas homenagens à avó na tarde de hoje, após a notícia da morte dela aos 88 anos. Ernesto postou seu tributo no Instagram.

Hoje recebi centenas de mensagens de carinho. Agradeço imensamente. Quero celebrá-la. Vó Chica foi o ser mais incrível que vi passar pela Terra. Quem a conheceu sabe que ela não era desse planeta."
- Ernesto Xavier sobre a morte da avó

Ernesto escreveu que, quando criança, não conseguia entender a fama da avó ou o motivo de ter que "dividi-la com o mundo". "Ela era minha avó, mas para os outros ela era Chica Xavier: uma das maiores artistas do país", disse.

Ele também contou como foi sua última conversa com Chica:

Ontem ela se despediu de mim. Disse 'até amanhã' com certo esforço. Agradeci por ter nascido nesta família, por ter seu sangue correndo em mim, por ter cuidado de mim e de tantos outros, por ter me ensinado a amar. Viva Chica Xavier! Viva sua história! Hoje é dia de festa no Orun."
- Ernesto Xavier conta última interação com a avó

Clementino Kelè e Chica Xavier (sentados) com os netos Luana Xavier e Ernesto Xavier (em pé) Imagem: Arquivo Pessoal

Luana

A atriz Luana Xavier, enquanto isso, falou à Quem sobre a perda a avó, dizendo que escolheu usar o sobrenome dela em sua carreira artística como homenagem à trajetória que Chica teve no teatro, TV e cinema.

Ela é minha maior referência artística, de vida, de amor, de afeto, de fé. E eu estou recebendo muitas mensagens e até vendo na TV muita gente da classe artística falando sobre a minha avó, porque ela é a representação das mulheres negras nesse país."
- Luana Xavier sobre a morte da avó

Luana disse que Chica trazia "doçura e ao mesmo tempo altivez" a todos os seus personagens, e lembrou que a avó nunca interpretou uma vilã. "Não tem ninguém que já tenha ouvido falar no nome de Chica Xavier que não tenha coisas boas e positivas (...) para falar sobre ela", disse.

Sem dúvida, para esse país, a grande marca dela é dessa cara tão importante de a gente ver na televisão, que foi o veículo onde ela mais realizou trabalhos. Chica Xavier é uma das maiores atrizes desse país, e, como diz a biografia escrita sobre ela pela Tereza Monteiro, Chica Xavier é a mãe do Brasil."
- Luana Xavier sobre importância de Chica na dramaturgia

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Netos homenageiam Chica Xavier: 'Ser mais incrível que passou pela Terra' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


TV e Famosos


Tá Bombando!