Topo

Barney: 'Volta do Brasileirão é uma questão sanitária grave'

A volta dos campeonatos de futebol é tema do podcast UOL Vê TV - Reprodução
A volta dos campeonatos de futebol é tema do podcast UOL Vê TV Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/08/2020 04h00

No último sábado (8) a final do campeonato paulista, entre Palmeiras e Corinthians, exibida pela Globo teve números muito bons. No podcast UOL Vê TV #39, Mauricio Stycer, Chico Barney e Cristina Padiglione respondem a uma pergunta de ouvinte sobre jogos eliminatórios: eles são mais atrativos para emissoras e patrocinadores do que esse formato do Campeonato Brasileiro com muitos jogos que não valem nada?

"Concordo com o ouvinte. Esse excesso de datas do Brasileirão é enfadonho, é novela com barriga. A gente precisa ser mais objetivo nesses campeonatos enquanto eles estiverem na TV aberta", opina Barney (disponível no vídeo acima a partir de 22:40).

"Vale uma nota do absurdo que está acontecendo no Brasileirão, com esse volume de jogadores infectados com covid. A CBF acabou de cancelar o jogo entre CSA e Chapecoense porque tem 18 jogadores do CSA infectados", diz o colunista do UOL. "Que produto é esse que a TV está promovendo num momento como esse?"

Para Barney, "se não fossem talvez as questões comerciais, a Globo deveria estar fazendo uma grande reportagem sobre por que isso está acontecendo nesse momento. Que protocolos são esses? Nem é questão de politizar, é uma questão sanitária, de saúde, muito grave e preocupante. Será que vai ter alguma vítima fatal no Brasileirão desse ano? A gente tem que problematizar mesmo".

Segundo Stycer, a situação deixa claro que a volta do campeonato não estava pronta para acontecer. "Todo o cuidado que está havendo na retomada de novelas não está acontecendo no futebol", diz.

"Diante disso, se eu sou responsável por novela, eu suspendo na mesma hora. É um perigo muito grande para a imagem das emissoras envolvidas", finaliza Barney.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo.