Topo

Jefferson Schroeder ajuda a apagar incêndio em prédio: 'Teatro, obrigado'

Jefferson Schroeder ajuda a apagar em incêndio no prédio onde mora - Reprodução/Instagram/@schjefferson
Jefferson Schroeder ajuda a apagar em incêndio no prédio onde mora Imagem: Reprodução/Instagram/@schjefferson

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/08/2020 14h01Atualizada em 20/08/2020 15h37

Jefferson Schroeder publicou um depoimento depois de ter ajudado a apagar um incêndio no prédio onde mora. O ator, que ganhou fama após ter um vídeo de seus personagens divulgado por Fábio Porchat, contou detalhes da situação e "agradeceu ao teatro pela coragem" que teve diante do fogo.

"Pela primeira vez na quarentena acordei bem cedo. Estava ansioso. Fiz uma meditação guiada no YouTube (pela primeira vez) e deitei para jogar videogame. Ouvi da rua a síndica gritando. Nosso prédio estava pegando fogo, no elevador. Peguei meus documentos e desci tremendo, ligando para os bombeiros. Passei e vi o fogo. Na rua, só estava eu e a minha vizinha. Enquanto gritávamos para o prédio, para acordar todos, decidi voltar para tentar apagar as chamas", contou Jefferson em uma postagem no Instagram.

Acompanhando o texto, o ator postou um vídeo de toda sua tentativa para tentar apagar as chamas, com a ajuda de outros moradores, que corriam para deixar o prédio. Com a intensidade do fogo dentro do elevador, a câmera de segurança que registrava a situação chega a ficar encoberta por fumaça.

"Vi o extintor e procurei um lacre, tentando ler as instruções. Nisso, os moradores já desciam. Mirei e as chamas continuaram (estava maior do que aparece no vídeo, já tinha subido para o teto do elevador). Dimi, meu vizinho, mirou o segundo extintor e as chamas finalmente cessaram", detalhou.

"O que pode ter acontecido? Segundo os técnicos do elevador, o uso de álcool em gel e álcool comum no painel do elevador, molha a fiação interna (porque o álcool entra pelas beiradas dos botões) e causa curto-circuito", teorizou Jefferson sobre as possíveis causas do início do incêndio.

Ele ainda deu dicas para outras pessoas se prevenirem em casos semelhantes e usou o bom humor ao comentar suas habilidades para controlar o fogo.

"Conselhos: Mantenham seus extintores novos e nunca deixem ninguém trancado, sem chave, dentro de casa. Afinal, a gente nunca sabe quando precisará sair. O bombeiro Brian que habita em mim saúda o bombeiro Brian que habita em você. Deus, obrigado por nos dar tempo para resolver. Teatro, obrigado pela coragem".

Assista ao vídeo publicado por Jefferson: