Topo

Dieckmann diz que em 'Laços de Família' começou 'realmente a ser uma atriz'

Edu (Reynaldo Gianecchini) e Camila (Carolina Dieckmann) em "Laços de Família" - Divulgação/TV Globo
Edu (Reynaldo Gianecchini) e Camila (Carolina Dieckmann) em 'Laços de Família' Imagem: Divulgação/TV Globo

Do UOL, no Rio

22/08/2020 04h00

"Laços de Família", exibida na Globo pela primeira vez em 2000, volta no "Vale a Pena Ver De Novo", a partir do dia 7 de setembro. A novela de Manoel Carlos ambientada no charmoso bairro de classe média alta do Leblon, na zona sul do Rio, mostra o amor incondicional da protagonista Helena (Vera Fischer) pela filha Camila (Carolina Dieckmann).

Ao longo da trama, elas se envolvem em um triângulo amoroso com Edu (Reynaldo Gianecchini), mas, para não disputar com a filha, Helena abre mão do seu amor e se envolve com Miguel (Tony Ramos).

Dieckmann estreou na TV bem antes, em 1993, na série "Sex Appeal", mas considera a novela de Maneco como um marco para reafirmar que pretendia seguir no caminho.

Embora eu já tivesse feito outros trabalhos antes, 'Laços de Família' veio como um chamado para eu realmente me reconectar com a profissão de uma maneira muito forte. Foi ali que eu comecei realmente a ser uma atriz. Vai ser muito interessante ver esse processo de novo.

Vera Fischer musa

A novela marcou a estreia na TV de Reynaldo Gianecchini e de Juliana Paes, que fazia Ritinha. O ator relembra da empolgação que ficou quando soube que faria par romântico com Vera Fischer.

De cara foi pra mim uma loucura pensar que eu ia fazer par com a Vera, que sempre foi a musa que eu cresci assistindo.

A animação continuou ao saber que Marieta Severo faria sua tia.

"Eu não acreditava. Porque eu sou muito fã dela, acho ela demais. E com a Carolina também foi uma troca muito legal. Essas três pessoas que eram as mais próximas e com quem eu contracenava mais foram generosas comigo e me abraçaram".

Drama e cena mais marcante

No desenrolar da novela, Camila, filha de Helena, descobre que tem leucemia, e, uma das cenas mais emocionantes da teledramaturgia brasileira foi o momento em que ela raspa a cabeça ao som da música "Love By Grace", de Lara Fabian.

"A cena mais marcante com certeza é a que ela raspa a cabeça. Foi quando a personagem entrou de uma maneira física em mim. Eu senti que ela estava mais forte do que nunca, e isso passou para cena, não fui só eu que senti. Acho que todo mundo que vê a cena identifica que tem ali um encontro físico da personagem com a atriz", relembra Carolina.

Capitu

Capitu, personagem de Giovanna Antonelli, também se destacou. A universitária trabalhava como garota de programa para sustentar os pais e o filho pequeno.

As pessoas falam comigo sobre a personagem em vários países que visitei. Em Portugal, por exemplo, até hoje me chamam de 'menina Capitu'. Com certeza ela foi um divisor de águas na minha carreira. Foi um personagem muito real e humano

Deborah Secco interpretou Íris, uma ninfeta que usava de suas artimanhas para manipular todos os que estavam ao seu redor e seduzir seu primo Pedro (José Mayer).