Topo

Xênia Bier disse que Globo 'não sabia fazer ao vivo' e tinha 'humor cruel'

Xênia Bier criticou a Globo em 1998 - reprodução/Gazeta
Xênia Bier criticou a Globo em 1998 Imagem: reprodução/Gazeta

Do UOL, em São Paulo

24/08/2020 16h08

Xênia Bier, que morreu ontem, aos 85 anos, não tinha papas na língua e criticava a TV Globo quando achava pertinente.

Isso aconteceu em 1998, depois do episódio ao vivo de "Sai de Baixo". Ela aproveitou o programa "Mulheres", da TV Gazeta, e disse tudo o que pensava:

Deixa eu tirar um sarro com a Globo, pronto. Eu fiquei ontem toda serelepe, faceira. Estava em uma p... depressão, foi aquela do fundo do poço. Eu tenho depressão e vou para o fundo do poço, mas fiquei serelepe esperando o 'Sai de Baixo'. Falaram tanto que ia ser lindo, divino, maravilhoso, como a entrega do Oscar... Só se foi do 'Oscár', porque do Oscar mesmo não foi.

"Vão dizer 'Ah, porque é ao vivo'. Grandes coisas! Eu, a Hebe, o Ratinho... Tiramos de letra! Grande coisa que é ao vivo, nós só fazemos televisão ao vivo. Na Globo, é um escândalo quando faz ao vivo. E faz uma m...! Gente, não tem mais quem escreva humor, aquilo é um imbróglio", acrescentou Xênia.

Em seguida, ela deu uma sugestão para a Globo:

A depressão foi mais para o fundo ainda. Mas gente, que coisa! Que saudade do texto do Chico Anísio, do Jô Soares! Ô, gente, contrata o Carlos Alberto de Nóbrega depressa, é o último homem que sabe fazer humor.

'Casseta & Planeta' tem 'humor reaça', disse ela.

'Casseta & Planeta'? É, eles fazem bem, mas é um humor bem reacionário. É um homem perigoso, um humor bem reaça. Um humor onde é massacrado o negro, o homossexual... Depois falam do Ratinho. Eles massacram mesmo, e o massacre na gozação é muito pior do que dito sério. O humor tem uma crueldade que ninguém imagina, o humor é cruel. Porque brincando se destrói a pessoa.

Xênia Bier encerrou o monólogo no "Mulheres" se justificando: "Tem coisa melhor do que largar um cacete na Globo?", disse ela, divertindo-se.

Eles estão cag... e andando para mim, mas eu largo. O Ribamar não fala isso lá? Por que eu não posso falar aqui? Entonces, gente, ao vivo é para quem tem competência. Vocês robotizaram todo mundo? O problema é de vocês. Vocês não sabem fazer ao vivo.