Topo

Datena critica Paulo Guedes e defende taxar ricos para pagar Renda Brasil

Do UOL, em São Paulo

29/08/2020 16h49

O apresentador José Luiz Datena criticou o ministro da Economia, Paulo Guedes, e disse que os mais ricos deveriam ser taxados para financiar o Renda Brasil, programa que está sendo estudado pelo governo com o objetivo de ampliar o Bolsa Família.

"O Paulo Guedes só fala em aumentar imposto, CPMF e tal. Quer um Renda Brasil? o Bolsonaro está certo, você tira de pobre para dar para paupérrimo. Taxa os mais ricos, Paulo Guedes", disse Datena durante o Brasil Urgente, da Band, deste sábado (29).

Bolsonaro suspendeu proposta de Guedes

Na quarta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demonstrou sua insatisfação com a ideia de Guedes para o novo programa e anunciou que a proposta apresentada a ele não seria levada ao Congresso.

A ideia inicial do time do ministro era unificar o Bolsa Família, abono salarial, Farmácia Popular e seguro defeso para criar o Renda Brasil.

Bolsonaro criticou especificamente a ideia de usar o dinheiro destinado ao abono salarial para financiar o Renda Brasil.

"Não posso tirar de pobre para dar para paupérrimos, não podemos fazer isso aí. Como a questão do abono salarial, para quem tem até dois salários. Seria um 14º, não podemos tirar de 12 milhões de famílias para dar para o Bolsa Família, ou Renda Brasil, seja o que for o nome deste programa", afirmou o presidente.

Na sexta-feira (28), Paulo Guedes disse que o presidente teve razão ao criticar o fim do abono.

Neste sábado, Datena endossou a fala de Bolsonaro e afirmou que Guedes, com o Renda Brasil, "outra vez queria tirar de pobre para dar para paupérrimo".

"Se cair na desses caras nós estamos completamente perdidos, porque eles nunca querem tirar de quem tem dinheiro, querem tirar de quem não tem é nada, para dar para quem tem menos ainda", afirmou o apresentador.