Topo

Jornalista da GloboNews se emociona com morte de Chadwick Boseman

Flávia Oliveira se emocionada ao falar sobre morte de Chadwick Boseman - Reprodução/GloboNews
Flávia Oliveira se emocionada ao falar sobre morte de Chadwick Boseman
Imagem: Reprodução/GloboNews

Do UOL, em São Paulo

29/08/2020 16h30

A jornalista da GloboNews Flávia Oliveira se emocionou ao falar sobre a morte de Chadwick Boseman, o Pantera Negra, vítima de um câncer de cólon, e disse que a comunidade negra vive "a despedida de um astro que significou muito para o nosso empoderamento".

"Muita coisa passa pela nossa cabeça, desde ontem. Eu acho que nós todos, vamos entender como a comunidade negra, as pessoas negras, o ativismo negro... desde ontem, foi surpreendente a notícia da morte e, a partir da notícia, entender o que foram esses quatro anos na vida desse artista. Ele deu a velocidade na produção do filme para deixar um legado", disse ela, durante participação na GloboNews, na tarde de hoje.

Em sua avaliação, o cinema constatou ainda no início dos anos 1990 que a ficção científica não contemplava personagens negros, "como se no futuro pessoas negras deixassem de existir".

"E a partir dessa perspectiva, Pantera Negra dialogou com essa estética, com essa filosofia, apresentando personagens negros, narrativas negras, ancoradas na ancestralidade, nas tradições africanas, mas projetando um futuro potente, próspero, afetuoso, de resistência, de orgulho. É isso que contém Pantera Negra e é isso que o Boseman encarnou como protagonista. Eu falo e me arrepio. É essa perda, esse luto, que estamos vivendo hoje. A despedida de um astro que significou muito para o nosso empoderamento", acrescentou.

Flávia encerrou o comentário com voz trêmula, visivelmente emocionada e faz o gesto do "Wakanda forever".

O ator, diretor e roteirista Chadwick Boseman, o Pantera Negra do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), morreu ontem, aos 43 anos, após uma batalha de quatro anos contra o câncer de cólon. A informação foi confirmada pelo perfil oficial de Boseman nas redes sociais.

"É com imensa dor que confirmamos a morte de Chadwick Boseman. Chadwick foi diagnosticado com o terceiro estágio do câncer de cólon em 2016 e lutou contra isso ao longo dos últimos quatro anos, enquanto a doença progredia para o estágio quatro. Um verdadeiro lutador, Chadwick persistiu a isso tudo e trouxe até vocês muitos dos filmes que vocês tanto amam", diz o comunicado.

"De Marshall: Igualdade e Justiça a 'Destacamento Blood', o Black Bottom de Ma Rainey, de August Wilson, e muitos mais, todos foram filmados durante e em meio a incontáveis cirurgias e quimioterapias. Foi uma honra para sua carreira dar vida ao rei T'Challa, em 'Pantera Negra'. Ele morreu em casa, com sua mulher e sua família ao lado. Sua família agradece aos fãs pelo amor e pelas orações, e pede que continuem respeitando sua privacidade durante este momento difícil."

Boseman morreu em sua casa na área de Los Angeles, na Califórnia, com sua mulher e família ao seu lado, disse seu assessor Nicki Fioravante à Associated Press.

Em abril, o ator já havia despertado preocupação em fãs e seguidores ao publicar um vídeo aparentemente mais magro. A Marvel, parte do elenco da saga "Vingadores" e mais nomes importantes de Hollywood se despediram de Chadwick.