Topo

Vivianne Pasmanter conta como Germana voltará 'velhinha' em 'Novo Mundo'

Vivianne Pasmanter caracterizada como Germana em "Novo Mundo" - Estevam Avellar/Globo
Vivianne Pasmanter caracterizada como Germana em 'Novo Mundo' Imagem: Estevam Avellar/Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

29/08/2020 04h00

Germana, personagem de Vivianne Pasmanter, se despede da edição especial de "Novo Mundo" hoje, mas, os fãs da mandona dona da estalagem podem ficar tranquilos. A mulher de Licurgo (Guilherme Piva) voltará ao ar, mais acabadinha, em "Nos Tempos do Imperador", nova novela das seis, que, por conta da pandemia, só deve estrear em 2021.

"A caracterização em 'Novo Mundo' era rápida. Colocava uma base, fazia uma sujeira, o dente sujo a gente penou um pouco. Com a Germana velhinha tudo mudou.Depois de muitos testes, demorava pelo menos umas três horas. É muito difícil a maquiagem, são quatro maquiadoras, cada uma faz uma coisa", explica ela que chegou a gravar algumas cenas da novela antes do isolamento social.

Para passar o tempo durante a longa espera de caracterização, a atriz até tenta se distrair, mas explica que é difícil relaxar.

"Fico só sentada, 'sofrendo', comecei a ouvir podcast para aproveitar esse tempo, mas não dá muito. Por mais que esteja sem botar a mão na massa, tem que olhar para cima, para baixo, parar de respirar porque entra o álcool. Não dá para ficar três horas relaxando e meditando. Tem que estar ali com um pouco mais de atenção também".

Despida de vaidade

Viver uma personagem totalmente desconstruída como Germana não foi algo que incomodou a atriz por aparecer "feia" na TV, pelo contrário, ela se orgulha de muitas vezes nem ser reconhecida pelo público.

"Sempre topei. A Lili [de 'Totalmente Demais'] tinha aquela elegância, ela pede uma vaidade no caso de estar bonita em cena. Mas a minha vaidade fica muito mais como atriz. Para mim as pessoas acompanharem a novela inteira ['Novo Mundo'] e não saberem que era eu que estava fazendo, é muito envaidecedor, falaram que eu estava horrorosa".

Minha vaidade passa por se despir do meu ego, da minha personalidade

Dose dupla na TV

Pasmanter adorou se ver em dose dupla na TV, ainda mais neste período de isolamento social em que teve mais tempo para dar uma pausa nos projetos. Além de Germana, ela está no ar como Lili em 'Totalmente Demais".

"Foi uma oportunidade incrível me ver no ar ao mesmo tempo nestes dois últimos trabalhos que fiz . Cada um me remete a um período da vida. Além de ser bom você ver distanciada, sem aquela pressão, é como se não fosse eu. Por outro lado, vem um carinho grande não só pelos personagens, mas por tudo que foi vivido nos sets. Foram dois trabalhos felizes em termos de equipe, elenco, foi um período muito legal".

Sem previsão de volta

Apesar de a Globo ter retomado as gravações de "Amor de Mãe" e "Salve-se Quem Puder", a emissora não divulgou a previsão da volta da nova das seis, "Nos Tempos do Imperador". Vivianne acredita que isso só ocorrerá após a chegada da vacina contra o coronavírus.

"Foi estranho ter o trabalho interrompido em tanto tempo. Vou ter que retomar tudo para lembrar do que estava fazendo. As cenas ficaram sem continuidade. Me preocupa voltar sem ter vacina sim. Os protocolos são fortes agora e não vejo essa novela de época com quatro maquiadores juntos dessa forma. Acredito que a nossa volta vai ser quando surgir a vacina".

Cursos e meditação

Vivianne Pasmanter - Divulgação - Divulgação
Vivianne Pasmanter
Imagem: Divulgação

A atriz tem aproveitado o momento atual para investir em cursos online e meditado.

"Está sendo tanto tempo e tiveram várias fases. Nestes meses tiveram muitos altos e baixos, pensamentos diferentes. Tenho feito muita aula online, estou achando bem legal esse formato. Tenho escutado palestras, feito ioga, visto filmes e séries, tenho feito quebra-cabeças e estou adorando a meditação.".