Topo

Cochilo e pânico: Ju Paes e Giane lembram perrengues de início da carreira

Reynaldo Gianecchini e Juliana Paes trabalharam juntos também em "A Dona do Pedaço" - Reprodução/Instagram
Reynaldo Gianecchini e Juliana Paes trabalharam juntos também em 'A Dona do Pedaço' Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

04/09/2020 04h00

Juliana Paes e Reynaldo Gianecchini eram iniciantes quando atuaram em "Laços de Família" (Globo, 2000), de Manoel Carlos, trama que será reprisada a partir da próxima segunda-feira (7), no "Vale a Pena Ver de Novo".

Ela era Ritinha, empregada de Alma (Marieta Severo) e Danilo (Alexandre Borges), com muitas cenas no núcleo, incluindo assédios do patrão, e poucas falas. Já Giane era o par da protagonista, Helena (Vera Fischer), e formou um triângulo amoroso com Camila (Carolina Dieckmann), filha dela.

O que muita gente não imagina é que, por trás da responsabilidade de estrear no horário nobre, existiam dois atores inseguros, cheios de medo de errar.

"Lembro que era muito divertido, a gente gravando em volta daquela mesa de jantar, e a Ju [Paes] servindo, toda enrolada. O Giane tinha que falar um nome, era muito complicado", brincou Marieta Severo na entrevista coletiva virtual da novela, que aconteceu ontem.

Pânico

Os dois atores contam que sentiam o mesmo clima de pânico antes de entrar em cena. Juliana lembra que não teve formação profissional e aprendeu tudo na prática.

"Eu não sabia nada, não sabia me posicionar para a luz, ia servir uma bandeja e fazia sombra na Marieta. Para mim era muito difícil, foi muito penoso. Fui uma cria da casa que aprendeu fazendo, aprendi tomando bronca mesmo."

Gianecchini relembra as sensações dos bastidores, o clima de alto-astral entre o elenco e o nervosismo de iniciante.

"Me sentia muito pequenininho diante daquela movimentação toda. Tinha muito prazer de estar lá, mas era um sufoco também, não tinha experiência nenhuma, era muito contraditória a sensação de prazer e de dor."

"A gente está em pânico o tempo todo, só que aprende a trabalhar com isso. Estou aqui há 55 anos, e esse pânico, essa insegurança, isso tudo faz parte. Nunca que a gente se acostuma", ponderou Marieta.

Micos

Como iniciantes, os micos nos bastidores foram inevitáveis, mas serviram como aprendizado. Hoje, eles são risada ao relembrarem esses momentos.

Giane contou que ficou sem graça com uma cena em que deveria dizer seu nome completo.

"Tinha que falar meu nome inteiro e estava muito nervoso na cena, que era com a Marieta. Foi muito mais de 20 vezes que errei, era um constrangimento."

Já Juliana recorda que cochilou nos bastidores pouco antes de gravar.

"Cheguei a dormir antes de entregar uma bandeja na sala. Era uma cena enorme da Marieta com o Giane e a Carol Dieckmann. Eu estava esperando para entrar, só tinha que falar 'Não senhora'. Mas a cena deles era enorme, então eu cochilei", lembra, aos risos.

Perrengues

Os perrengues também aconteceram, e a atriz vai logo avisando que as cenas de sexo não são tão divertidas e calientes como parecem no resultado final. Em uma delas, ela conta que a piscina estava muito gelada. Em outra, Juliana e Alexandre Borges quase se afogaram na praia.

Não sei como o povo acredita nessa cena de transa na praia, não é maneiro, não, gente!

Gratidão à Marieta

Marieta Severo - Divulgação / Rede Globo - Divulgação / Rede Globo
Marieta Severo
Imagem: Divulgação / Rede Globo

Marieta Severo já era veterana quando interpretou Alma, em "Laços de Família". Mesmo assim, ela foi generosa com os atores iniciantes, e Juliana e Gianecchini afirmam que são gratos a ela. Os dois foram só agradecimentos e deixaram Marieta emocionada.

"Cheguei à novela muito crua e óbvio que nessa reprise haverá cenas pelas quais que vou ficar constrangida, porque eu não sabia nada. O que eu tinha era a pureza, hoje em dia tenho muita consciência disso. Lembro de não saber me posicionar. Não consegui fazer um curso de formação de atores na Globo, eu pedia para fazer oficina, mas era uma novela atrás da outra", contou Juliana.

A atriz afirmou que em uma das cenas com Marieta Severo bateu um desespero ao ler no texto que sua personagem teria que chorar e chegou a ter insônia por causa disso.

"Eu falei: 'Não sei fazer isso'. Fiquei três noites sem dormir. Pensei: 'O que vou pensar? Na morte da minha avó?'. Quando Marieta veio com esses olhos, que me segurou de verdade pelos braços e de um jeito tão genuíno, senti a emoção brotar de verdade. Entendi que não tinha que pensar em nada, tinha que sentir. E foi o olhar dela e a força que me deram isso. Ela me ensinou sem saber, sou muito grata."

Depois de ser sobrinho de Marieta Severo em sua primeira novela "Laços de Família"(2000), Reynaldo Gianecchini vai ser amante da atriz na próxima novela das 23h  - Divulgação/TV Globo/Estevam Avellar - Divulgação/TV Globo/Estevam Avellar
Gianecchini e Marieta Severo
Imagem: Divulgação/TV Globo/Estevam Avellar

Giane contou que Marieta teve um papel fundamental em sua carreira.

"Já pedi perdão pelo tanto de trabalho que dei para ela, porque eu, além de não saber nada, estava muito nervoso pelo peso da responsabilidade do personagem e pela carga horária de trabalho. Para mim, era muito louco estar naquele set. Não me sentia tranquilo, e quem sofria era a Marieta, porque a gente tinha muita cena junto. Ela me ajudou como atriz e foi muito generosa como pessoa. Me senti muito acolhido."