Topo

Ator trans de 'A Força do Querer' comenta mudanças na saúde após transição

O ator Tarso Brant participou da novela "A Força do Querer" - Reprodução / Instagram
O ator Tarso Brant participou da novela "A Força do Querer" Imagem: Reprodução / Instagram

Do UOL, em São Paulo

13/10/2020 09h29

Prestes a se ver de novo na televisão com a reprise de "A Força do Querer", Tarso Brant, que foi a inspiração de Glória Perez para criação da personagem Ivana (Carol Duarte), conta que por causa da hormonização, ele se tornou mais suscetível a ter problemas de saúde e precisa se cuidar.

"O que eu invisto na rotina saudável, alimentação e atividades físicas constantes é mais pela minha saúde mental, e isso reflete no meu físico. Quando eu escolhi fazer a hormonização, sabia que tinha que me dedicar à saúde. Foquei nisso, tendo em mente que eu iria fazer algo com o meu corpo que não era fácil, que trouxesse algo no curto prazo. Eu me beneficio de efeitos colaterais", explicou em entrevista ao Extra.

"A hormonização faz o seu corpo agir de uma forma que ele não esta acostumado biologicamente. Você ensina ele a funcionar de uma forma diferente. É como se dissesse: 'olha, eu nasci sendo 110, mas sou 220 e meu corpo aguenta os 220'. Então vou dar todo o suporte necessário para que ele funcione assim, com saúde. Tenho tendência a ter uma longevidade mais curta, se eu não me cuidar. Então eu vou mais pela prevenção, precaução e qualidade de vida", completou o ator.

Relembrando a novela da TV Globo, ele contou que aproveitou a oportunidade para se dedicar a uma de suas paixões.

"Sempre quis ser artista. Mas, depois da evidência, aproveitei a oportunidade para explorar mais as minhas habilidades artísticas. De lá para cá, fiz peças de teatro, tive bastante trabalho, mais na área comercial e clipes. Fiz testes, mas não tinha rolado ainda um convite oficial (para voltar à TV). É uma coisa que estou na expectativa de voltar no ano que vem", disse.

Ele também ressaltou que, de 2017 para 2020, o entendimento das pessoas em relação ao tema mudou.

"A aceitação das pessoas quanto a esse assunto se tornou mais visível. Após o tema ficar em evidência, muitas coisas mudaram para um lado mais positivo. Acredito (porém) que tem muita coisa a ser trabalhada, a sociedade ainda está se adaptando com essa possibilidade, dentro das possibilidades que têm no leque de existências. Estão se adequando para lidar da melhor forma sobre o tema, que é delicado", considerou.

Mas, enquanto não volta à televisão, aproveita o alcance que tem nas redes sociais para levar informações sobre o universo das pessoas trans para o público. No Instagram, onde tem 627 mil seguidores, ele compartilha um conteúdo focado em treinos e dietas.

Aos 27 anos, Tarso Brant está solteiro e tem passado a quarentena em Patos de Minas, em Minas Gerais, com os pais.