Topo

'Me educaram para eu conseguir me ver do jeito que sou', diz Lívian Aragão

Lívian Aragão não só tem orgulho, como aprendeu a cuidar minuciosamente dos seus cachos - Reprodução/Instagram
Lívian Aragão não só tem orgulho, como aprendeu a cuidar minuciosamente dos seus cachos Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

16/10/2020 20h13

A atriz Lívian Aragão — filha do humorista Renato Aragão — confessou que sofreu pressão estética para mudar sua aparência física, mas seus pais sempre a incentivaram a aceitar seu corpo e seu cabelo.

"Meus pais me educaram para eu conseguir me olhar no espelho e me ver do jeito que sou. Sempre aceitei meu jeito de ser, minha imagem, meu corpo", contou a atriz em entrevista à Vogue.

Ela disse que sempre teve dificuldade para entender por que as pessoas queriam ser todas iguais.

Eu cresci debaixo dos holofotes e seria hipocrisia da minha parte dizer que não senti pressão para mudar a aparência física. Eu via meninas querendo emagrecer para ficarem mais 'bonitas' ou pintando o cabelo porque era a tendência do momento. Nunca achei legal fazer algo por pressão da sociedade.

Crescida no meio artístico, Lívian foi compreendendo o feminismo e o empoderamento conforme passaram os anos e começou a questionar as desigualdades de gênero — inclusive salariais — no ramo. "Não fez sentido na minha cabeça. Foi aí que comecei a entender certas coisas, pesquisar, perguntar", explicou.

Gosto do jeito que sou, diferente, como meu cabelo. Eu cresci tentando entender meu cabelo que sempre amei, mas não sabia cuidar direito. Existe todo um ritual para os cabelos cacheados; precisa aprender a secar direito, hidratar da forma certa, arrumar da maneira correta no dia seguinte que lavou.