Topo

Morre James Randi, mágico que se dedicou a desmascarar paranormais, aos 92

Do UOL, em São Paulo

22/10/2020 09h41

James Randi, o mágico canadense que também ficou famoso por investigar e desmascarar paranormais e ocultistas, além de rebater as crenças de ufologistas, morreu aos 92 anos. A notícia foi confirmada pela BBC, sem citar a causa da morte.

Randi, que durante a carreira na mágica ficou conhecido pelo nome artístico The Amazing Randi (O Incrível Randi, em tradução livre), foi citado como inspiração por muitos mágicos famosos, incluindo a dupla Penn & Teller.

Em um de seus truques mais famosos, ele escapou de uma camisa força enquanto estava pendurado de cabeça para baixo nas cataratas do Niágara. Nos anos 1970, fez turnê com o rockstar Alice Cooper, simulando execuções violentas do cantor no palco.

Em todos os seus shows, no entanto, Randi desfazia a ilusão da magia ao lembrar o público que todos os seus truques eram exatamente isso: truques. Nos anos 1980, ele se aposentou dos palcos e se dedicou integralmente a investigações do paranormal.

'Derrubador' de fraudes

Nesta "nova carreira", um dos atos mais famosos de Randi foi sua investigação de Uri Geller, que alegava conseguir dobrar colheres de metal com o poder da mente. Quando o israelense compareceu ao "The Tonight Show", em 1972, Randi ajudou o programa a se preparar.

Barrando tanto Geller quanto sua equipe de examinar ou ter acesso aos talheres antes da apresentação, Randi impediu que ele realizasse o seu truque. O mágico também expôs curandeiros falsos e religiosos como Peter Popoff, que alegava receber mensagens de Deus, mas na verdade usava um ponto eletrônico.

Por meio da James Randi Foundation, o mágico ofereceu um prêmio de US$ 1 milhão a quem conseguisse provar a existência de poderes paranormais sob condições controladas. Até 2015, quando Randi se aposentou, o prêmio não foi reivindicado por ninguém.

James Randi com o marido, Deyvi Peña - Reprodução - Reprodução
James Randi com o marido, Deyvi Peña
Imagem: Reprodução

Casamento

Randi, que era gay, se casou com o parceiro de longa data Deyvi Peña em 2013, pouco antes de completar 85 anos. Os dois estavam juntos desde 1986, quando se conheceram uma biblioteca na Flórida (EUA).

O mágico se assumiu publicamente três anos antes, em 2010, em um post no seu blog oficial. Ele disse que a decisão foi tomada após ver o filme "Milk", onde Sean Penn interpreta o icônico político LGBTQ+ Harvey Milk.