FAB: Falha na manutenção de helicóptero contribuiu para acidente de Boechat
A FAB (Força Aérea Brasileira), através do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), divulgou hoje o relatório da investigação do acidente de helicóptero que matou o jornalista Ricardo Boechat e o piloto da aeronave em fevereiro de 2019.
A análise atestou que um dos fatores que contribuíram para o acidente foi a manutenção incorreta da aeronave — em vistoria, o helicóptero foi considerado "não aeronavegável". Além disso, a atitude do piloto após a falha no motor também foi apontada como um fator contribuinte.
O relatório diz que o prazo limite para trocar o óleo do motor e reinstalar o módulo do compressor não foi seguido.
Além disso, o piloto da aeronave não tinha qualificação para realizar o serviço de táxi-aéreo. Ronaldo Quattrucci era dono da empresa RQ Servicos Aereos Especializados, que também não tinha autorização para essa modalidade de voos.
"Houve inadequada avaliação, por parte do piloto, dos parâmetros relacionados à operação da aeronave durante a execução da manobra de autorrotação e pouso, o que contribuiu para o desfecho da ocorrência."
A investigação do Cenipa visa apenas estabelecer recomendações para a prevenção de acidentes aéreos. A determinação de responsáveis pelo acidente é cargo da Polícia Civil, que também conduz uma investigação sobre o caso.
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