Topo

FAB: acidente de Diniz ocorreu por condições climáticas e erros dos pilotos

O cantor Gabriel Diniz, famoso pelo hit "Jenifer", que morreu em 2019 - Raul Spinassé/Folhapress
O cantor Gabriel Diniz, famoso pelo hit "Jenifer", que morreu em 2019 Imagem: Raul Spinassé/Folhapress

Caio Coletti

Do UOL, em São Paulo

30/10/2020 09h42

Condições meteorológicas adversas, além de erros dos pilotos, foram os fatores que levaram à queda do avião que transportava o cantor Gabriel Diniz, que morreu no acidente em maio de 2019, aos 28 anos.

A conclusão é da FAB (Força Aérea Brasileira), em relatório do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) liberado ontem e acessado pelo UOL.

O documento aponta seis fatores para a queda do avião. Além de "atitude do piloto" e "condições meteorológicas adversas", foram listados: indisciplina de voo, julgamento de pilotagem, planejamento de voo e processo decisório.

"A decisão de manter o voo para Maceió, em condições incompatíveis com o voo visual, demonstrou fragilidades na avaliação da situação, cujos prováveis impactos na segurança do voo não foram adequadamente considerados", afirmou o órgão.

Linaldo Xavier e Abraão Farias, ambos pilotos, também morreram no acidente. No momento do acidente, apenas o primeiro estava exercendo a função, de acordo com a Cenipa.

A aeronave caiu no Povoado Porto do Mato, no município de Estância, em Sergipe. Diniz, cantor da música "Jenifer", ia de Salvador para Maceió para encontrar a namorada, Karoline Calheiros, e a família.