Topo

Ana Maria Braga se emociona em homenagem a Tom Veiga no 'Mais Você'

Ana Maria Braga chora em homenagem a Tom Veiga no Mais Você - Reprodução
Ana Maria Braga chora em homenagem a Tom Veiga no Mais Você Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/11/2020 09h34Atualizada em 02/11/2020 17h52

Ana Maria Braga se emocionou hoje (2), ao homenagear Tom Veiga no "Mais Você". O manipulador do Louro José, companheiro da apresentadora há mais de 20 anos, foi encontrado morto ontem, em seu apartamento no Rio, aos 47 anos. Ele foi vítima de um AVC (acidente vascular cerebral).

Hoje é dia 2 de novembro, dia de finados, e eu venho aqui dizer para você que nós da família Louro, e vocês fazem parte dela, estamos de luto. Que ironia ele ter ido na véspera de finados. É um filho amado que esteve do meu lado nos últimos 25 anos.

"Fiquei pensando como ia chegar aqui para dar bom dia para vocês, e dói muito", disse ela. "Assim como uma mãe perde um filho, um companheiro... porque um filho da gente é um companheiro, e ele era isso. Por mais que a direção da casa estivesse preocupada, eu não podia deixar de estar aqui hoje e deixar todos que amam o Louro sem essa ultima homenagem nessa manhã".

A apresentadora, que está trabalhando nos estúdios da Globo em São Paulo, contou que a equipe do programa estranhou quando Tom não chegou à capital paulista ontem. "Os amigos mais próximos foram até a casa dele e já o encontraram sem vida. Eu recebi a notícia logo em seguida e, na verdade, eu não consegui realizar".

Assim, em um telefonema, eu tinha perdido grande parte da alegria que esse menino me deu esses anos. Um amigo, um companheiro de trabalho fantástico.

Ana então disse que via Tom e o Louro separadamente: "O Louro é real para mim e pra todo mundo que o conhecia. Eu nunca enxerguei o Tom no Louro. O Louro é o Louro, e o Tom era o Tom. Depois do programa, o Louro dava lugar ao Tom, tão divertido, mas tão diferente e tão igual".

A apresentadora reforçou o quanto Tom era querido pela equipe do "Mais Você". "Tom era muito amado por todos nós. Cada um tem uma lembrança especial. Era uma relação de muito afeto". Em seguida, ela falou sobre sua própria emoção no programa:

Eu choro da alegria de ter tido um homem desse do meu lado durante 21 anos.

Mais tarde, antes de uma entrada da reportagem, Ana disse que a morte de Tom era inimaginável. "Essa situação que eu estou vivendo aqui agora, eu aqui e ele.. é inimaginável. Eu, uma pessoa de 70 anos... Era muito mais óbvio que fosse o contrário, é o natural da vida, que os pais vão antes dos filhos".

Ao longo do programa, a apresentadora recebeu depoimentos de vários famosos e conversou com André Marques, que também se emocionou bastante.

Homenagem no Instagram

Ontem, Ana já havia homenageado o amigo no Instagram.

"Perdi meu parceiro de todo dia, meu amigo, meu filho. O Tom era um menino de sorriso solto, sempre alegre, com um humor único e talentoso demais. A fragilidade da vida nos pegou mais uma vez de surpresa e me deixou completamente sem chão. O momento agora é de oração", escreveu ela em seu perfil no Instagram.

História de parceria

Louro José foi criado por Ana Maria Braga em 1996, informa o site "Memória Globo". Na época, ela apresentava o programa "Note e Anote", na Record, e queria um mascote que chamasse também a atenção das crianças, conforme contou em depoimento ao site Memória Globo.

Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional. E eu disse: 'Vamos pôr o Louro.

Tom Veiga interpretou o Louro desde o começo. Ele trabalhava como assistente de estúdio do "Note e Anote" e, um dia, pegou o fantoche para brincar com seus colegas. Ana Maria Braga viu, gostou e pediu que ele fizesse o ao vivo no dia seguinte.

Deu certo, e o Louro se tornou um companheiro inseparável de Ana Maria.

Em 2013, quando Ana Maria foi atropelada ao vivo por um carro guiado por um sistema de inteligência durante transmissão do programa "Mais Você", o Louro José foi obrigado a assumir a apresentação do matinal.