Topo

Myrian Rios sobre carreira: 'Pessoas me veem como atriz e evangelizadora'

Myrian Rios em "As Aventuras de Poliana"; fora do ar na TV, ela se dedica a projetos no Youtube e no teatro - Reprodução / Internet
Myrian Rios em "As Aventuras de Poliana"; fora do ar na TV, ela se dedica a projetos no Youtube e no teatro Imagem: Reprodução / Internet

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/11/2020 10h01Atualizada em 11/11/2020 10h08

Myrian Rios está comemorando 45 anos de carreira. Mas a atriz, lançada em um concurso do "Moacyr Franco Show", do qual saiu vencedora, agora divide sua atenção na carreira entre a atuação e a vida como missionária católica.

Prestes a estrear seu primeiro monólogo teatral, a peça "Rainha Esther", que entrará em cartaz no próximo dia 14 no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, ela mantém também um canal no Youtube onde compartilha orações e testemunhos.

"Criei há nove anos anos este canal, quando fazia um programa de rádio na FM Catedral, voltado para dar palavras de conforto e esperança. Recentemente, começaram a me pedir a volta. As pessoas me veem como atriz e evangelizadora. Fui missionária numa comunidade católica. Para isso, temos que cultivar as práticas de piedade e alguns votos, entre eles participar da missa, rezar o terço, ter pelo menos meia hora de estudo bíblico, confessar e fazer jejum três vezes na semana", detalhou Myrian à colunista Patrícia Kogut.

Fora do ar desde o fim da novela "As Aventuras de Poliana" no SBT, a atriz estava escalada para a continuação da história infantil, "Poliana Moça", suspensa por tempo indeterminado por conta da pandemia.

Enquanto não tem uma definição sobre seu futuro na televisão, Myrian se dedica a "sua missão" com a religião católica. Ela conta que recebe mensagens "emocionantes" agradecendo pelo seu trabalho com a fé.

"Enxergo o canal no YouTube como uma missão também. Mas ali falo com propriedade sobre o que vivo no dia, como educo meus filhos...Consagro meu trabalho a Deus. Acredito que nesse caminho vou fazendo a diferença, pregando a paz. Passo essa minha rotina para as pessoas e recebo e-mails emocionantes. Alguns dizem ter passado por períodos de depressão e, depois, começado a se animar. Com a pandemia, tive muitos desses retornos. É bonito ver as pessoas se transformando", afirmou.

Myrian, de 61 anos, ainda fez comentários sobre o ex-marido André Gonçalves, com quem foi casada entre 1998 e 2002. Ela não poupou elogios ao ator, depois de também ter manifestado em suas redes sociais o apoio a ele na "Dança dos Famosos" deste ano.

"André é excelente. E, na dança, ele dá tudo de si: se precisa patinar no gelo, ele se joga. Se é para dançar, ele vai sem medo... Dá tudo de si em tudo e faz com o coração. É intenso", descreveu ela.

A atriz também se derreteu pelo filho do ex-casal, Pedro Arthur, de 19 anos.

"Nosso filho, Pedro Arthur, tem o mesmo perfil do pai. Ele é intenso, sentimental, amoroso. É preciso sabedoria e psicologia no dia a dia para lidar com filhos assim, mas é muito bom", completou.

Ela ainda é mãe de Edmar Rios Fontoura, de 24 anos, do casamento com o cirurgião plástico Edmar Fontoura. Entre 1979 e 1989, Myrian também foi casada com o cantor Roberto Carlos, com quem não teve filhos.